Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Setembro Verde trouxe serviços de saúde pública

Publicado em 03/10/2018 Editoria: Saúde Comente!


Mutirão de Colonoscopia - Setembro Verde SC 2018

Mutirão de Colonoscopia - Setembro Verde SC 2018

Campanha de prevenção do câncer de intestino encerra o mês com resultados positivos

O Setembro Verde 2018 em Santa Catarina promoveu ações por várias cidades catarinenses. Entre as iniciativas que marcaram a Campanha neste ano, pontos turísticos e históricos do Estado foram iluminados com a luz verde, além de promover palestras e caminhadas lembrando aos catarinenses a importância da prevenção do câncer de intestino, um dos que mais mata no Brasil.

Outra ação realizada pela Campanha foi a exposição do Intestino Gigante no Floripa Shopping, realizada entre os dias 14 e 16 de setembro. A réplica inflável, de 13 metros de comprimento, vinda de São Paulo especialmente para a campanha, permitiu a população observar o interior de um intestino em uma visitação guiada por médicos voluntários.

O câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos, quando o pólipo é descoberto precocemente. Por isso, o Setembro Verde também realizou o Mutirão de Colonoscopia (exame que investiga alterações no intestino) no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No dia 29, mais de 70 profissionais entre médicos e enfermeiros voluntários estiveram envolvidos na realização do exame em 49 pacientes que estavam na fila de espera do SUS. Estes exames permitiram o diagnóstico de lesões polipóides em 24 pacientes e as coletas foram encaminhadas para biópsia.

A Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), contando com o apoio de clínicas de Oncologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Medicina Nuclear, empresas de materiais de endoscopia, Hospital Universitário (HU) da UFSC, além de profissionais e estudantes da área da saúde.

Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br

www.sbcp.org.br

 

 

› FONTE: Beatriz Momm | ESTRUTURA de Comunicação

Comentários