Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Toma posse novo diretor de Estatística e Cartografia

Publicado em 02/10/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


o diretor Thobias Furlanetti (à esq.), com o secretário Francisco Camargo Filho e o adjunto João Vicente Scarpin. Crédito: Divulgação

o diretor Thobias Furlanetti (à esq.), com o secretário Francisco Camargo Filho e o adjunto João Vicente Scarpin. Crédito: Divulgação

O engenheiro cartógrafo Thobias Leôncio Rotta Furlanetti foi empossado diretor de Estatística e Cartografia (DEGE) da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) na última  segunda-feira, 1º de outubro, na sede do Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis.

Servidor público desde 2008, Thobias, 38 anos, passa a coordenar os trabalhos de normatização, acompanhamento e avaliação da coleta, armazenamento e tratamento de informações de natureza estatística, geográfica e cartográfica necessárias ao conhecimento da realidade social, econômica e física do Estado. A principal competência da DEGE é implantar e consolidar a base pública de dados do Estado.

Segundo o secretário do Planejamento, Francisco Cardoso de Camargo Filho, as atividades são fundamentais para o crescimento ordenado do Estado, principalmente a partir da definição de regras do uso do solo e análise do território.

Para o novo diretor, é preciso que o serviço de estatística e cartografia evolua com a sociedade. "O movimento tecnológico ampliou as atribuições de nossa diretoria, porém ela não acompanhou e cresceu com a demanda. Minha intenção é fortalecê-la para que as informações espaciais sejam amplamente divulgadas e usadas para o desenvolvimento dos municípios e das regiões", afirma Thobias. Diante da importância do setor, ele defende a criação de um instituto de estatística e cartografia, assim como já existe em outros estados brasileiros.  

Além do secretário e do diretor, também participaram da posse a equipe da DEGE e o secretário-adjunto João Vicente Scarpin.

 

Currículo

Thobias Leôncio Rotta Furlanetti é formado em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho, é mestre em Engenharia Civil na área de Cadastro Territorial Multifinalitário pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando em Gestão do Conhecimento também pela UFSC.

Desde 2008 é funcionário efetivo do Governo do Estado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Foi coordenador de Geoprocessamento junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), onde comandou o projeto Levantamento Aerofotogramétrico de SC, com a aquisição do novo acervo de aerofotos e mapeamento das altimetrias e recursos hídricos, possibilitando a melhoria dos processos de outorga do uso da água em Santa Catarina. O mapeamento é, ainda hoje, uma das principais fontes de informação geográfica do Estado.

Desde 2015, atua na Secretaria do Planejamento como gerente de Cartografia. É representante titular do Fórum Regional Sul da Comissão Nacional de Cartografia (Concar) e coordenador do Núcleo Técnico do Sistema Administrativo de Cartografia de Santa Catarina (Siagec). Foi professor da UFSC e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Thobias ainda participou de treinamento para gerenciamento de riscos e desastres, em 2015, e do curso "Comprehensive Urban Transportation Planning", em 2017, ambos promovidos pela JICA, no Japão.

 

 

› FONTE: Mauren Del Claro Rigo

Comentários