Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia Mundial do Coração: 29 de setembro

Publicado em 28/09/2018 Editoria: Saúde Comente!


Paulo Goeth SES SC

Paulo Goeth SES SC

Comemorado neste sábado, 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração tem o objetivo de alertar a população sobre os cuidados necessários para manter uma boa saúde, através de hábitos saudáveis e exames periódicos.

A data foi definida no ano 2000 pela WHF – World Heart Federation – para lembrar uma das maiores causas de óbitos no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem IAM (infarto agudo do miocárdio), que acaba sendo fatal para 30% deles.

Apenas em Santa Catarina, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registradas 10,9 mil mortes relacionadas a problemas do coração. As doenças do aparelho circulatório, que incluem infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, resultaram em 33,2 mil internações no ano passado.

O diretor do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), Jamil Cherem, explica que vários fatores de risco podem causar doenças cardíacas, sendo alguns deles evitáveis. "Fatores genéticos e o envelhecimento da população são pontos que não podemos evitar. Homens acima dos 55 anos e mulheres acimas dos 65 anos já contam com maiores possibilidades de doenças cardíacas, mas os cuidados com o coração podem ser adotados em qualquer fase da vida", destaca.

Obesidade, hipertensão, ingestão de álcool e tabagismo, stress, além de alimentação inadequada são alguns dos principais fatores de risco. Entretanto, de acordo com o diretor do ICSC, não adianta apenas tratar o paciente quando ele apresenta esses problemas. "Existem os fatores clássicos, mas é preciso trabalhar a prevenção ao invés de tratar o indivíduo apenas quando ele for obeso, diabético ou hipertenso. A prevenção é primordial", ressalta. "Não adianta fazer check-up todos os anos e achar que está bem sem adotar um estilo de vida saudável, com prática de exercícios regulares e alimentação adequada. O exame pode estar bom, mas, sem mudança de hábitos, não adianta", acrescenta.

.

Sinais de alerta

Principais fatores de risco para eventos cardiovasculares: histórico familiar, estresse, hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide.

Alguns sintomas que podem ser observados: falta de ar ou cansaço, que antes não eram percebidos, principalmente após a realização de algum esforço físico; dor como aperto; queimação ou pontada na região do tórax associada a formigamento ou dor no braço esquerdo e dor na região da mandíbula ou nas costas. Estes sintomas devem alertar o indivíduo a procurar um cardiologista.

 

Comentários