Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto da Udesc Laguna coleta histórias sobre antigas salas de cinema de rua em Santa Catarina

Publicado em 20/09/2018 Editoria: Cultura Comente!


Cine Mussi, de Laguna, tem uma das salas de cinema de rua mais conhecidas no Estado / Foto: Geraldo Gê

Cine Mussi, de Laguna, tem uma das salas de cinema de rua mais conhecidas no Estado / Foto: Geraldo Gê

Um projeto de pesquisa do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, está colhendo relatos para complementar estudos sobre antigas salas catarinenses de cinema de rua. Acesse o formulário

O projeto "O corpo espacial do cinema - Uma cartografia social das antigas salas de cinema de rua de Santa Catarina" está sendo coordenado pela professora Renata Rogowski Pozzo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna.

As investigações, que estão na fase final, começaram em 2016 a partir de pesquisas em arquivos estaduais, museus municipais, bibliotecas, artigos científicos e jornais, inclusive acervos digitalizados disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense, projeto desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). 

A pesquisa foi organizada pelas seis regiões do Estado: Oeste, Planalto Serrano, Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Cada região tinha um bolsista responsável, natural do local. Alguns resultados já foram publicados em artigos na revista "Contracampo" e nos anais do Simpósio Nacional de Geografia Urbana.


Parceria com fundação cultural

Agora, o projeto da Udesc Laguna está firmando uma parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para que o segundo número do projeto Horizontes do Patrimônio Pioneiro Catarinense seja dedicado às antigas salas de cinema. A primeira edição foi sobre o patrimônio cultural funerário. 

O volume será organizado em três partes: cartografia dos cinemas; linguagens arquitetônicas; e histórias de cinema a partir das memórias dos personagens reunidas no questionário. "O mais importante não é a edificação, a sala em si, mas enxergar essas salas de cinema como os pontos de encontro que elas foram", afirma a professora Renata.  
 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc

Comentários