Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Florianópolis lança edital para oferecer Wi-Fi gratuito em áreas públicas

Publicado em 30/07/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: banco de imagens - Pixabay

Foto: banco de imagens - Pixabay

A prefeitura de Florianópolis lançou na última sexta-feira (27), edital para implantação e operação do programa Floripa Wi-Fi Livre, que visa oferecer serviço de acesso gratuito à internet por meio de tecnologia WiFi em áreas públicas da cidade, incluindo as unidades de saúde. A pasta responsável é a Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

A empresa interessada terá prazo máximo de 12 meses para implantação e cinco anos para operação em 147 pontos da capital. Em contrapartida, poderá explorar serviços de comunicação digital na tela de login, exibindo peças publicitárias com duração máxima de sete segundos.

São 10 localidades obrigatórias de alto tráfego para suportar, no mínimo, 500 usuários simultâneos conectados; 43 obrigatórias de médio tráfego para, no mínimo, 300 usuários simultâneos conectados; 94 opcionais de baixo tráfego para suportar, no mínimo, 100 usuários simultâneos conectados. As propostas das empresas que demonstrarem compromisso em instalar pontos adicionais de internet, bem como em realizar a instalação em menor tempo, terão maior competitividade.

“Vamos cumprir mais um compromisso firmado. Essas ações promovem a inclusão digital em Florianópolis, que é considerada a 6ª cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o ranking Urban Systems Connected Smart Cities. Buscamos melhorar esse índice, já que somos um dos principais polos de tecnologia e inovação do país. Tudo isso sem onerar os cofres públicos, buscando a colaboração da iniciativa privada. Outra preocupação foi garantir uma cobertura uniforme em toda a cidade, tanto que uma das exigências é disponibilizar o serviço nas unidades de saúde do município”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Os interessados em participar do programa devem ser pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras, com filial ou sede no país, autorizadas a funcionar no Brasil, legalmente constituídas e estabelecidas, que estejam habilitadas e capacitadas a executar o seu objeto. Estes deverão entregar envelope lacrado no dia 28 de agosto de 2018, às 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Florianópolis, situada à Rua Padre Roma, 482, Ed. Premier, 3º Andar, sala 309 com todo os dados solicitados no edital.

“O edital foi desenvolvido a partir de estudos realizados em diversas cidades brasileiras e do exterior que implantaram serviços similares de forma bem-sucedida. Buscamos garantir um serviço que estivesse distribuído em toda a cidade, priorizando áreas que tenham permanência significativa de pessoas, e que seja acima de tudo confiável e seguro. O Floripa Wi-Fi livre é fundamental para tornar a cidade mais inteligente, com cidadãos incluídos digitalmente”, destaca Marcus Rocha, Superintendente Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários