Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Cultural Badesc terá mostra de filmes LGBTT na programação

Publicado em 31/07/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Depois do Fervo / Foto: Divulgação

Depois do Fervo / Foto: Divulgação

A Fundação Cultural Badesc em parceria com a Bapho, produtora cultural independente de Florianópolis focada no público Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT), apresenta durante o mês de agosto, atividades voltadas para a diversidade, em comemoração ao aniversário de um ano da produtora. Mostra de filmes, roda de conversa, encontros e performance abordarão assuntos envolvendo arte, cultura e políticas LGBTT.


Programação

Nesta sexta-feira (3), o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta gratuitamente a partir das 19h, filmes dirigidos por diretores LGBTTs. Os documentários Depois do Fervo, de Matheus Faisting e o filme Berro, de Marina Simões e Paula Barbabela são os títulos selecionados.

Após a exibição a roteirista, professora universitária, diretora de cinema experimental e videoartista Cláudia Cárdenas abre uma conversa com os diretores.


Sinopses 

Em Berro, as drag queens Briselda Moon, Emme Le&39;mont e Suzaninha Richthofen abrem espaço para Gustavo Rocha, João Schincariol e Arthur Gomes contarem histórias em que a arte drag se revela como uma importante ferramenta política. O documentário acompanha o processo de montagem e confecção de roupas dos artistas enquanto discutem sexualidade, corpo e as fragilidades dos gêneros masculino e feminino.

Depois do Fervo é um documentário que investiga o contraste entre a imagem de cidade aberta à diversidade e a realidade da população LGBTT de Florianópolis, uma das capitais brasileiras mais conhecidas pela boa acolhida às minorias sexuais. A história é narrada a partir das vivências e perspectivas dos próprios LGBTTs para que eles compartilhem experiências e visões sobre sua relação com a cidade, seus habitantes e questionem a ideia de que a capital catarinense é um paraíso gay-friendly.


Encontro Arte e Cultura 

No sábado (11), às 14h30, no auditório da Fundação Cultural Badesc, um encontro discutirá temas relacionados à cultura LGBTT local, nacional e internacional, de modo a explorar expressões culturais, artísticas, políticas e sócio-econômicas. Participam da conversa acadêmicos, pesquisadores, arte-educadores e artistas LGBTTs de Florianópolis: Ramayana Lira, Everton Lampe,Vulcanica Pokaropa e Jermannye Costa. Uma performance encerra o dia.


Encontro Produção Cultural Independente

No sábado (25), a partir das 14h30, convidados discutem a produção cultural independente e abordam assuntos como empregabilidade LGBTT, "pink money", políticas públicas culturais, gestão de espaço cultural, editais de cultura e produção de eventos cultural.

 

A entrada é gratuita, as vagas são limitadas e não é necessária inscrição prévia.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários