Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Números que machucam e vozes que precisam ser ouvidas

Publicado em 04/07/2018 Editoria: Geral Comente!


Campanha Nadajustifica / Foto: Divulgação

Campanha Nadajustifica / Foto: Divulgação

A voz que hoje grita também é a voz que se cala. Por mais que muitas mulheres e grupos feministas tenham exposto casos de assédio, agressões e humilhações, muitas vítimas – especialmente da violência doméstica – ainda deixam de denunciar e apresentar queixa policial.

Um caso de repercussão mundial aconteceu neste ano quando atrizes de Hollywood decidiram criar um movimento para denunciar casos de abuso na indústria cinematográfica. Foram acusados atores, diretores e produtores conhecidos mundialmente. A atitude encorajou mulheres de diversos países a realizarem protestos e a falarem sobre o assunto. Além disso, o dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) tem sido cada vez mais uma data de luta por direitos e respeito. No Brasil, por exemplo, ocorreram manifestações em diversas cidades. Na Espanha as mulheres fizeram uma paralisação de 24 horas.

Em 2014, nas redes sociais surgiu um movimento com o título "Eu não mereço ser estuprada". Foi uma resposta a um dado chocante revelado em uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): segundo o estudo, 65% dos entrevistados acreditam que mulher que mostra o corpo merece ser atacada. Assim que o levantamento foi divulgado, centenas de mulheres aderiram ao protesto, fazendo postagens nas redes sociais.

Mas ainda existe silêncio, como em relação à violência doméstica. “Não há dados sobre mulheres que não denunciam os seus agressores. Então, torna-se, de fato, um número difícil de ser contabilizado. Hoje as mulheres estão mais protegidas legalmente, há mais políticas públicas, mas ainda há aquelas que não denunciam. Muitas vezes sequer sabem identificar que determinadas situações são casos de violência”, explica a coordenadora Estadual da Mulher, Suelen Dadam.

A secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Emprego, Romanna Remor, considera preocupantes os números da violência contra a mulher em Santa Catarina. “Para se ter uma ideia foram registrados quase 1.400 estupros aqui no Estado nos quatro primeiros meses deste ano, o que significa cerca de 350 casos por mês. Ou seja, mais de 10 casos por dia. Nesse mesmo período foram aproximadamente sete mil registros de lesão corporal em SC. Esses números são muito altos. Infelizmente a violência contra a mulher acontece diante da sociedade, às vezes sem reação”, alerta.

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública, entre janeiro e abril deste ano foram registrados 33 assassinatos de mulheres, sendo 10 casos relacionados à violência doméstica. O Estado também contabiliza 57 casos de tentativa de homicídio contra mulheres no mesmo período. Ainda no primeiro quadrimestre de 2018 foram registrados 8,4 mil casos de ameaça. O número de ocorrências de injúria, calúnia e difamação passa de 3,7 mil.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários