Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça oferece curso de compostagem de lixo orgânico

Publicado em 04/07/2018 Editoria: Palhoça Comente!


A prefeitura de Palhoça está desenvolvendo um curso de "Compostagem de Lixo Orgânico com Técnicas de Minhocultura", em escolas da rede municipal, com ensinamentos sobre reciclagem e produção de húmus. O projeto original da 0Secretaria Municipal de Maricultura, Pesca e Agricultura foi incorporado pela Secretaria de Educação, com o apoio da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (Fcam) e Secretaria de Infraestrutura.

As escolas selecionadas para essa primeira etapa do projeto são: Grupo Escolar Evanda Suelli Juttel Machado, no bairro Rio Grande, Escola Básica Adriana Weingartner, no bairro Caminho Novo e Escola Básica Prefeito Reinaldo Weingartner, no Rio Grande. A demonstração de compostagem com palestra vai acontecer inicialmente na escola Reinaldo Weingartner, em 4 de julho, com a agenda prevendo o evento no dia 11, na escola Adriana Weingartner e, no dia seguinte, no grupo Evanda Suelli.

O palestrante e instrutor, Luiz Carlos Vaz, funcionário da Prefeitura de Palhoça, da Secretaria de Maricultura, Pesca e Agricultura, repassa os ensinamentos aos alunos, com atividades práticas, introduzindo conhecimento sobre reciclagem, compostagem e produção de húmus, por meio da atividade da minhocultura. Considerado piloto em toda a região da Grande Florianópolis, o projeto vem atraindo o interesse não só das crianças do ensino fundamental, mas também de estudantes de outros níveis, pesquisadores e ambientalistas.

Persistente defensor do processo de reciclagem de produtos orgânicos e compostagem, Luiz Carlos Vaz, já é conhecido nos meios onde circulam ecologistas e ambientalistas como "Luiz Minhoca". No curso com palestra, ele faz uma completa explanação sobre as vantagens da reciclagem de produtos orgânicos e compostagem, descrevendo a eficiência da minhocultura, na produção de húmus, ou humo, que é a matéria produzida pelas minhocas.

Segundo o palestrante, todo o processo começa com a reciclagem, tarefa simples que vem ganhando adeptos. "Todo lixo orgânico, produzido em casa, pode ser reaproveitado, para ser submetido ao processo de compostagem, para, ao final, virar húmus", afirma. Vaz explicou que, além de consumir produtos orgânicos e produzir o húmus, a minhocultura vem sendo utilizada em processos de recuperação de solos degradados. 

Nas três escolas, "Luiz Minhoca" vai orientar os estudantes a produzirem o húmus em casa, em pequenas caixas. Ele lembra que todo o processo começa com a reciclagem, tarefa simples que as crianças podem aprender com facilidade e até passar a orientar os familiares. "Vamos mostrar, às crianças, que todo lixo orgânico, produzido em casa, pode ser reaproveitado, para ser submetido ao processo de compostagem, para, ao final, virar húmus".

A confecção de uma caixa, é ponto fundamental para o início da compostagem. A minhoca ideal para a produção do húmus é originária da Califórnia, Estados Unidos, orienta Luiz Carlos Vaz.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Palhoça

Comentários