Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Homenagens marcam o Dia Nacional do Bombeiro na Capital

Publicado em 03/07/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Tiago Moritz/CBMSC

Foto: Tiago Moritz/CBMSC

A solenidade desta segunda-feira (2), para comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, foi marcada por homenagens aos profissionais que se destacam no cumprimento do ofício diário de salvar vidas e aos que contribuem com o engrandecimento e aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. O evento foi realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Capital. 

Em seu discurso representando a instituição, o subcomandante-geral, coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal enfatizou os desafios enfrentados na carreira militar, falando sobretudo sobre exigência da total dedicação e disponibilidade. O subcomandante-geral também ressaltou a importância do trabalho de bombeiro: "enquanto muitos fogem do perigo, os bombeiros vão ao seu encontro. As pessoas costumam associar o termo "herói" com profissões diversas - jogadores de futebol, por exemplo - mas os verdadeiros heróis estão presentes em nossa instituição, aqui diante de todos nós, nesta tropa", finalizou.

Missão

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, parabenizou os bombeiros pelo dia e resgatou a história do Corpo de Bombeiros Militar, especialmente os 15 anos da emancipação administrativa, comemorado em junho deste ano. O secretário destacou ainda o reconhecimento aos que foram agraciados com medalhas e títulos honoríficos e, principalmente, aquilo que não se pode materializar: as vidas que foram salvas pelos bombeiros militares: "somente no último ano, tivemos 80 afogamentos a menos do que em períodos anteriores. Graças à intervenção dos bombeiros militares essas vidas foram salvas e este é um mérito que não podemos objetivar ou medir".

Ao final, as autoridades presentes saíram do seu lugar na solenidade para cumprimentar cada bombeiro, como forma de agradecimento pessoal pela dedicação não só durante aquele momento, mas durante todo o cumprimento de sua missão.

História

A data foi instituída pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio, iniciado em 2 de julho de 1856. Na oportunidade o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial número 1775, que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.

A mesma legislação instituiu que, na semana em que o 2 de julho estiver compreendido, deva ser realizada a Semana de Prevenção Contra Incêndio, visando atividades que minimizem a ocorrência de sinistros. Em todo estado, durante esta semana os Bombeiros Militares estarão realizando a Operação Alerta Vermelho, em visitas a edificações comerciais e residenciais visando instruir a população sobre a segurança destes locais.

Título Honorífico de Amigo do Bombeiro Militar

O título é concedido por portaria do Comandante-Geral aos profissionais ou personalidades públicas, ou da iniciativa privada, que se doam em benefícios à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar à população. Nesta tarde, receberam a moção as seguintes autoridades:

Deputado Estadual Marcos Luiz Vieira: pelo incentivo concedido à corporação em 2003, quando da emancipação administrativa e financeira do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além da parceria em várias outras demandas institucionais junto à Assembleia Legislativa do Estado, entendendo as necessidades da Corporação e os benefícios que trazem diretamente à população

Advogado Leonardo Gianotti de Nonohay, assessor Jurídico da Diretoria de Logística e Finanças do CBMSC, : pela dedicação na esfera jurídica em atuar em prol da emancipação institucional e nas redações de contratos e licitações, defendendo os interesses legais do CBMSC. Em inúmeras ocasiões, para vencer os prazos cartorários exíguos, levava processos para serem finalizados em casa, aumentando a produtividade e eficácia na atuação profissional.

Entrega de medalhas

A entrega de medalhas aos militares é uma forma de reconhecimento institucional aos profissionais que se destacam no cumprimento de suas missões nas áreas de segurança contra incêndio e pânico, de atendimento pré-hospitalar, de salvamento aquático e na realização de programas ou no atendimento de ações voltadas diretamente à comunidade.

Nesta segunda-feira, foram homenageados os seguintes militares:

Medalha de Mérito de Segurança Contra Incêndios:

- Ten. Cel. Alexandre Coelho da Silva

- Ten. Cel. Ricardo José Steil

- Cap. Fabio Fregapani Silva

- Cap. Diego Felipe Marzarotto

- 1º. Ten Dario Aguiar Vieira

- 1º. Ten Wagner Alberto Moraes

- 1°. Ten Natalia Cauduro da Silva

- CB BM Eduardo Minoru

Medalha mérito no Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar:

- ST RR Constantino Arnaldo Clemente

- 3º Sgt Jairo José Lapa

Medalha Mérito Comunitário:

- Ten Cel Ricardo José Steil

- Ten Cel Sandro Martins

- Cap Heloísa Helena Battisti

- Cap Diego Felipe Marzarotto

Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza de serviço de Salvamento Aquático:

- SD BM Michel Marcon

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários