Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SCGÁS é a primeira empresa pública de SC a iniciar compensação de emissões de CO2

Publicado em 04/12/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Com as primeiras mudas de árvores plantadas na última sexta-feira (27/11) na região de Coxilha Rica em Lages, a Companhia de Gás de Santa Catarina tornou-se a primeira empresa integrante do Grupo de Controle de Emissões e Mudanças Climáticas, organizado pelo Governo do Estado, a realizar a compensação de suas emissões.

O grupo criado pelo Governo busca integrar as empresas públicas a ele vinculado para a melhoria de suas ações de sustentabilidade. Além da SCGÁS, fazem parte dele 18 secretarias de estado, 36 secretarias de desenvolvimento regional, concessionárias de serviços públicos, órgãos de fomento, fundações, agências, instituições militares e polícia civil, agências reguladoras e universidades.

Serão semeadas ao todo 2.906 mudas de árvore no local, sendo 1.700 araucárias e o restante em outras espécies diversas. As árvores compensarão as 484 toneladas de CO&8322; equivalente à operação da empresa em 2012 considerando os processos de queima de combustíveis, processos industriais, consumo eletro energético, geração de lixo e viagens.

A conta utiliza a norma GHG Protocol de quantificação, planejamento e gerenciamento de gases do efeito estufa, que é a mais utilizada do mundo e está em conformidade com as metodologias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) da ONU. A compensação ambiental será realizada pela SCGÁS anualmente.

O Assessor de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde da SCGÁS, Juarez Lippi, classifica o pioneirismo da empresa como uma forma de coerência com o mercado no qual atua. “Não basta vendermos soluções energéticas sustentáveis. É necessário buscar o máximo de excelência operacional para que a empresa seja realmente sustentável tanto financeira, como social e ambientalmente”, explica.

 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação – SCGÁS

Comentários