Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo parque é entregue para comunidade de bairro em São José

Publicado em 21/05/2018 Editoria: São José Comente!


Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

O novo Parque Linear do Araucária foi inaugurado pela prefeita Adeliana Dal Pont, no último sábado (19), com uma cerimônia especial para festejar com os moradores do bairro Serraria a concretização de um sonho antigo da comunidade. Composto por uma área de 9 mil metros quadrados, o Parque Mário Osny Rosa levou o nome do poeta catarinense como uma homenagem feita a pedido dos moradores da região e aprovada pela Câmara Municipal.

A mais nova área de lazer de São José conta com o maior playground com acessibilidade do município e a segunda maior pista de esportes radicais da cidade, além de oferecer uma quadra poliesportiva, quadra de futebol de areia, academia de ginástica, mesas de jogos, cancha de bocha e ampla área de convívio para os moradores.

"Trabalhar pelo bem estar das pessoas é o que me faz sair de casa todos os dias, pois desejo, ao fim da minha administração, devolver a cidade de São José muito melhor do que quando a recebi. Acredito que estamos no caminho certo, pois já entregamos à população muito do que prometemos, e o Parque do Araucária, a exemplo dos parques que construímos no Lisboa, Luar e na Colônia Santana, é mais uma grande conquista de todos", afirmou a prefeita Adeliana ao agradecer toda a equipe de governo envolvida na conclusão da obra e o apoio da comunidade por meio da Associação dos Moradores do Loteamento Araucária.

Segundo Adeliana, na administração pública é muito importante ter sensibilidade para escutar o que a população deseja. "A construção deste parque teve a participação direta da comunidade e tudo aqui foi planejado para que as crianças, jovens, adultos e idosos do bairro possam conviver com mais saúde e segurança. Agora a missão da comunidade é cuidar do espaço para que ele permaneça sempre limpo e preservado para o uso coletivo de todo os moradores, e continue sendo um dos melhores equipamentos públicos já construídos na cidade", destacou a prefeita.

Com um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, o novo parque conta com paisagismo repleto por árvores de grande porte como Ipês, Palmeiras e Flamboyants, iluminação pública de LED, além de um mobiliário urbano composto com o que há de melhor em infraestrutura. "Acredito que, quando temos confiança e trabalhamos com seriedade, as melhores coisas acontecem e é desta forma que a nossa administração vem trabalhando e concluindo tantas obras importantes como esta para a cidade", festejou o vice-prefeito Neri Amaral.

Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo Andrade, que acompanhou a construção do parque desde o início, a inauguração da obra tem um sabor ainda mais especial. "É um momento que nos emociona, pois marca a concretização de um sonho que realizamos junto com a comunidade. Trata-se de um trabalho realizado com muito carinho, em que o que mais nos motiva é o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento da nossa cidade", assinalou Rodrigo.

Já o presidente da Associação de Moradores, Alésio Romão Severino, lembrou o compromisso firmado pela prefeita Adeliana Dal Pont em relação à obra. "Quero destacar a honestidade da prefeita, que hoje cumpre o que prometeu à comunidade e nos entrega este parque magnífico, que está muito acima da nossa expectativa. Quero agradecer, também, a toda à equipe de governo e aos operários da obra que se doaram tanto para que o nosso sonho virasse realidade. Este é um parque de todos nós, é da Serraria", comemorou Alésio dividindo o momento de comemoração com o ex-presidente da Associação João Luiz Silva e demais membros.

A pedido dos moradores, o Parque Linear do Araucária leva o nome do poeta catarinense Mário Osny Rosa, por meio da Lei n. 5.658, como forma de homenagear o talento do homem que até o 45 anos viveu como autodidata e depois se consagrou nas áreas de Ciências Contábeis, Direito e Telecomunicações, além de fazer parte da Sociedade dos Poetas Advogados de Santa Catarina Brasil, da Academia Virtual Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Literatura (ABRALI), e da Academia Virtual Salas dos Poetas (ASPE).

"Ficamos muito contentes com esta homenagem maravilhosa, o parque foi muito bem construído, é muito organizado e só temos a agradecer esta lembrança que nos deixa, além de muito emocionados, também, muito felizes", relatou a filha do poeta, Helena Teresinha Rosa Voltolini, que acompanhou a inauguração com demais familiares.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Orvino Coelho de Ávila, enfatizou a importância das pessoas cuidarem e zelarem pelo novo parque. "Desejo que os moradores façam bom uso deste local e que o povo ajude à Administração Municipal a cuidar desta e de tantas outras obras públicas da nossa cidade, e façam com que este parque, sirva de exemplo para a construção de outros", lembrou Orvino.

A cerimônia de inauguração do novo Parque do Araucária contou com a presenta da vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Sandra Martins, dos vereadores, Caê Martins, Valdenir da Cunha, e Nardi Arruda, do colegiado municipal, servidores municipais, imprensa, representantes da comunidade e moradores.

Vivendo o sonho

Ao longo da tarde, o público aproveitou todas as áreas do parque, além das diversas atividades recreativas promovidas pela Fundação Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Esporte e Lazer. O playground com diversos brinquedos para a garotada foi um dos espaços mais concorridos. "Já amo esse parque, estou adorando tudo aqui. Esta é a segunda vez que venho aqui, a primeira foi no dia do meu aniversário. Me divirto muito aqui, nunca teve nada tão legal perto da minha casa como este lugar", contou Kauã dos Santos, de 10 anos.

"O balanço e o escorregador são os brinquedos mais divertidos daqui e sempre que puder vamos vir brincar no parque, porque antes a gente só tinha a rua perto da nossa casa pra se divertir e lá não tinha muita coisa. Agora com o parque tudo será mais divertido", comentaram as amigas Ashley Gomes de Andrade e Sofia Sutil de Oliveira, ambas com 10 anos de idade.

Além da variedade de brinquedos, o playground é o maior com acessibilidade no município e já está aprovado pela família de Stefanny Daniela Liberato Nunes, de 8 anos, que utiliza cadeira de rodas. "Ela não para de rir, olha só, ela está se sentindo muito feliz, e nós também, porque antes tínhamos que levar ela para muito longe para usufruir de algo mais adaptado", disse a mãe de Stefanny, Ana Lucia de Souza Liberato, de 36 anos, que estava acompanhada do pai da menina, Daniel Nunes, de 40 anos.

"A pista de skate é excelente, foi uma das melhores coisas que aconteceram aqui na região. Antes eu tinha que ir para outros bairros andar de skate e agora com esses obstáculos construídos com tanta perfeição aqui no parque, vai dar até para ensinar as crianças que quiserem aprender manobras com skate", celebrou Guilherme Augusto de Lima, de 18 anos.

"A construção deste parque foi uma excelente iniciativa da Prefeitura. Será um lugar para a diversão de todos e espero que os moradores cuidem muito do espaço, porque ficou maravilhoso e merece todo o nosso carinho", concluiu Gabriela Correa, de 30 anos ao confessar que o lugar que ela mais frequentará no parque será a academia de ginástica.

 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários