Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça realiza treinamento normativo sanitário para salões de beleza

Publicado em 18/05/2018 Editoria: Palhoça Comente!


A prefeitura de Palhoça abriu inscrições para oficinas que a Vigilância Sanitária de Palhoça vai realizar para orientar profissionais que atuam na área de beleza do município (cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, esteticistas, depiladores, maquiadores, massagistas e afins). O treinamento abrange o cumprimento da legislação vigente em relação aos procedimentos e condutas adequadas nos processos de limpeza, desinfecção e esterilização dos instrumentais de trabalho (alicates, espátulas, escovas, toalhas, superfícies, etc).

Os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária de Palhoça, localizada na Secretaria Municipal de Saúde Avenida Atílio Pedro Pagani, nº 855, terceiro andar, bairro Pagani, entre os dias 17 e 30 de maio, das 07h às 19h, para realizar a inscrição.  

Os encontros vão ocorrer nos dias 04 e 25 de junho, das 08h30 às 11h30, no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), localizado na rua José Cosme Pamplona, 1147, bairro Bela Vista. Após as oficinas, todos os participantes receberão um certificado e um roteiro de auto inspeção, documento que deve ser preenchido e entregue na solicitação e renovação do alvará sanitário.

De acordo com o Superintendente da Vigilância Sanitária de Palhoça, Rodrigo Legat, a primeira etapa do Projeto tem por objetivo apresentar a legislação vigente (Instrução Normativa nº 004/2013) e os conhecimentos básicos necessários para que os profissionais da área possam se adequar e oferecer um serviço mais seguro e com mais qualidade à população.

"Os serviços de embelezamento podem oferecer riscos à saúde devido a utilização de instrumentais de uso coletivos que, se não forem devidamente esterilizados, podem ser veículos de doenças transmissíveis como hepatite e dermatites. Em um segundo momento, nossa equipe vai fiscalizar nos estabelecimentos de beleza para verificar se os procedimentos estão de acordo com o roteiro de auto inspeção orientado", acrescenta. 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Palhoça

Comentários