Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fim de semana terá queda brusca na temperatura e ventania no litoral do estado

Publicado em 16/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Samantha Sant'Ana

Foto: Samantha Sant'Ana

Segundo avisos meteorológicos emitidos pela Epagri/Ciram, o fim de semana terá declínio acentuado na temperatura, ressaca no mar e ventania no litoral de Santa Catarina. Outras regiões do estado também sentirão mudanças significativas no tempo.

Nessa sexta-feira (18) e grande parte do sábado (19) há previsão de chuva em todas as regiões. Desta vez, com maiores acumulados, inclusive na região Oeste, que sofre com as consequências da estiagem. Do Oeste ao Litoral Sul, acumulados de 60 a 80 mm em média. Nas demais regiões, 30 a 60 mm em média. 

A queda na temperatura deve ocorrer de sábado (19) para domingo (20). Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 2°C a 5°C. Segundo as meteorologistas Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, ainda é cedo para afirmar, mas se a previsão de frio e umidade persistirem há chance de neve na serra catarinense e de geada isolada no Oeste.

Há previsão de ventania (rajadas de 60 a 80 km/h) e consequente agitação marítima no litoral catarinense durante o fim de semana, com ondas de 3 a 4 m e picos de até 6 m ao sul de Florianópolis, com alto risco de ressaca.

Todas as condições descritas acima se devem à formação de um intenso ciclone extratropical no Litoral Sul do Brasil e avanço de uma massa de ar frio de origem polar. A diferença de pressão entre esses dois sistemas será a responsável pela condição adversa do mar.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários