Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escolas municipais terão até sexta-feira para apresentarem calendário de reposição das aulas

Publicado em 15/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todas as unidades escolares da prefeitura de Florianópolis voltaram a funcionar normalmente após a greve. A Secretaria Municipal de Educação (SME) já iniciou o processo de reposição das aulas dos 21 dias úteis de abril e maio, conforme o que foi estabelecido no acordo firmado entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

A Secretaria de Educação encaminhou nessa segunda-feira (14), um ofício para as escolas, creches e núcleos de educação infantil (NEIs) determinando que até sexta-feira (18), remetam para o órgão central as suas propostas de reposição dos dias. O texto do ofício, que igualmente será remetido ao Ministério Público de Santa Catarina, foi aprovado em reunião com a direção do Sintrasem.

 O calendário, lembra o secretário da pasta, Maurício Fernandes Pereira, será elaborado pelas unidades, e não pela SME, por conta das particularidades dos estabelecimentos de ensino durante a paralisação. “Alguns trabalharam normalmente, outros parcialmente e outros aderiram completamente à greve”, salienta.

A reposição terá que ser no respectivo turno de atendimento do estudante, podendo ser utilizados os sábados, feriados, as férias de julho e o dia 15 de outubro.  Porém, a reposição não poderá ocorrer aos sábados que antecedem as eleições nacionais, ou seja, 6 e 27 de outubro. Também não poderá ser feita no tempo destinado à hora atividade – momento em que o educador tem disponível, dentro da sua carga horária para preparar conteúdo para as aulas, tirar dúvidas dos alunos, atender pais e responsáveis.

A reposição terá que acontecer até o dia 15 de dezembro. No calendário deverá constar o dia da compensação e o dia equivalente de greve.

O documento deverá ser aprovado pelo conselho escolar e a ata da reunião deverá estar em anexo e devidamente assinada pela direção da unidade educativa e a presidência desse conselho. Todo calendário será enviado também para o MPSC.

Os estabelecimentos de ensino devem cumprir os 200 dias letivos e 800 horas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A Justiça autorizou que cerca de 180 professores ACTs (admitidos em caráter temporário), cujos contratos terminavam essa semana, tivessem a possibilidade de também realizar a reposição.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários