Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Meteorologistas desmentem boatos e afirmam que não há previsão de frio histórico para Santa Catarina

Publicado em 24/04/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: James Tavares Secom

Foto: James Tavares Secom

Você talvez tenha ouvido falar ou mesmo lido a já descoberta “fake news”/notícia falsa que vem circulando sobre o “inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos” em Santa Catarina. O que não ocorreu, pelo contrário, o calor do verão estendeu-se até o mês de abril. Por conta disso, meteorologistas da Epari/Ciram divulgaram uma nota informativa sobre o assunto nesta terça-feira (24). Leia na íntegra:

“Especuladores do tempo” podem dizer qualquer coisa, uma vez que não serão cobrados profissionalmente por suas declarações. E talvez não tenham condições de dimensionar o impacto de uma informação como essa. Imagine o setor comerciário fazendo estoque de roupas de frio, as cidades serranas se preparando para receber um recorde de turistas, os supermercados e restaurantes providenciando um estoque de alimentos típicos de uma estação fria. Você, que lê essa nota, reservando hotel e  passagens para umas férias em meio a bonecos de neve na serra gaúcha ou catarinense. Antes de qualquer planejamento que dependa do tempo ou clima, consulte os profissionais da meteorologia. Confira sempre a seriedade e veracidade das informações. Certifique-se de que a informação é emitida por quem tem um registro profissional.

A EPAGR/CIRAM, a exemplo do que os serviços e empresas de meteorologia de outros estados do Brasil estão fazendo, vem esclarecer que NÃO há previsão de inverno rigoroso em SC para 2018, muito menos de ser o mais frio dos últimos 100 anos. Leia a seguir a discussão técnica que embasa a previsão da Epagri/Ciram.

As condições atmosféricas atuais, de uma La Niña com intensidade fraca, tendem a evoluir para uma condição de neutralidade climática durante os meses do outono. E o enfraquecimento da La Niña vem se confirmando nas últimas semanas, com a diminuição dos valores de anomalia negativa da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e o enfraquecimento dos ventos alísios no Pacífico Equatorial. Considerando essa condição de neutralidade climática, a previsão é de um inverno com frio dentro da normalidade para Santa Catarina em 2018.

Nesse início do outono, a temperatura ficou entre próxima e acima da média histórica no Estado. No inverno catarinense, em anos de normalidade climática, ocorre uma alternância de períodos com temperatura acima da média e períodos com ondas de frio que declinam bruscamente a temperatura. Pelo menos de uma a três ondas de frio mais intenso, com temperatura abaixo de zero grau nas áreas altas do Estado, em um período de três a cinco dias consecutivos, são esperadas para este inverno de 2018, favorecendo a ocorrência de geada em áreas amplas. A neve também é esperada na região serrana, especialmente entre junho e julho. Lembrando que esses episódios com ondas de frio mais intenso são típicos do inverno catarinense.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários