Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Presidente do IASC participa de inauguração de Centro de Conciliação

Publicado em 18/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação IASC

Foto: Divulgação IASC

O presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), Dr Gilberto Lopes Teixeira esteve presente na inauguração das novas instalações do Centro de Conciliação de Florianópolis (CEJUSC-JT) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SC), na última sexta-feira (13).

O Centro já existe desde 2016, mas apenas recentemente a presidência do TRT/SC o incorporou formalmente à estrutura do Tribunal por meio de uma portaria. Além do novo ambiente, foram criadas cinco novas mesas de conversação, totalizando sete, para que as partes já iniciem as tratativas enquanto aguardam a audiência.

Para o presidente do IASC, “os meios alternativos de solução de conflitos transcendem o aspecto econômico das partes e buscam pacificar a alma dos envolvidos em processos judiciais. Tais meios são céleres, mais econômicos e com grandes índices de satisfação plena dos atores judiciais”.

O TRT/SC ocupa o segundo lugar com maior índice de acordos do Brasil. Mais que tratar de questões financeiras, pondera Dr. Teixeira, “tais métodos tratam da alma do ser humano”. O presidente lembra a máxima do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875/1961), “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Neste sentido, resume Dr. Teixeira, o Centro de Conciliação do TRT 12, em parceria com os advogados trabalhistas, busca pacificar as partes e prestar, com eficiência, a tutela jurisdicional do Estado Juiz. Já prelecionava o jurista Rui Barbosa (1849/1923) que “que justiça tardia não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta”.

Estiveram presentes na cerimônia, o presidente do IASC, Dr Gilberto Lopes Teixeira, a Diretora Tesoureira, Dra Marina Zipser Granzotto, ao lado do Juiz do Trabalho, Dr Válter Túlio Amado Ribeiro, da presidente e do Vice do Tribunal do Trabalho, Desembargadora Mari Eleda Migliorini e Desembargador Roberto Basilone Leite.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários