Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Monólogo sobre a vida de Maria Madalena retorna para Florianópolis

Publicado em 18/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


O monólogo "Maria, a Madalena", inspirado em conto da escritora francesa Marguerite Yourcenar e encenado pela atriz Margarida Baird, volta para uma nova e breve temporada em Florianópolis, no palco do Círculo Artístico Teodora, no Campeche. Sucesso de público nas primeiras exibições, em março, a peça será encenada nos dias 27 e 28 abril e 4 e 5 de maio. "Tivemos lotação máxima nos seis dias de apresentação e muita gente que gostaria de ter assistido não conseguiu. Isso nos motivou a voltar ao palco", explica Margarida.

Baseada em um dos nove contos do livro "Fogos", de Marguerite Yourcenar, a peça baseia-se no desespero e na busca de Madalena pela redenção. "São cenas de muito peso emocional, onde ela destila toda sua mágoa causada pelo estigma de ser considerada uma prostituta e também ao lembrar seu amor por um homem que a abandonou por Deus," detalha Margarida.

Nos 50 minutos do espetáculo comandado pela diretora teatral Brígida Miranda, o público poderá conferir toda a força cênica que a história de Maria Madalena exige. "Representarei o arquétipo de uma mulher relegada ao exílio no inconsciente coletivo e, mesmo assim, sobrevivendo, se fazendo presente, resistente", desafia a atriz.

Uma mistura de sensações e acontecimentos marcaram Margarida em uma viagem feita à região de Avalon (Inglaterra) no ano passado, o que despertou o desejo de levar a vida de Maria Madalena aos palcos. "Tudo surgiu por conta de uma vontade de eu estar em cena novamente, de dois sonhos muito significativos que tive, de um papo estimulante com um amigo e da viagem que fiz em 2017 para Glastonbury, Avalon. Lá, encontrei resíduos muito fortes da presença de Maria Madalena e de José de Arimatéia, que me levaram a um mergulho nas inúmeras versões sobre a vida dessa mulher," relembra.

Sobre Margarida Baird

Atriz veterana em grupos icônicos do cenário teatral brasileiro, Teatro Opinião, Teatro de Arena e Teatro Oficina, ao longo dos seus 55 anos de carreira, Margarida Baird trabalhou como atriz, diretora, artista plástica, dramaturga, contadora de histórias e pesquisadora no Brasil e na França.

Em 2004 fundou, em Florianópolis, o Círculo Artístico Teodora, que agrupa artistas de diferentes áreas. A associação atua também na produção e realização de peças teatrais e eventos culturais nacionais e internacionais. Em seu currículo constam espetáculos teatrais e de narrativa de contos como "Urano quer mudar", "La Bella Polenta", "Contos que a Vovó conta", além do Projeto Curupira, que visa formar platéias e fomentar arte e cultura para crianças e adolescentes da Capital.

Sobre Brígida Miranda - Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Mestre (Master of Arts) pela University of Exeter (1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (2004). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina nas áreas de interpretação e direção teatral. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Austrália 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Do que te lembras Maria? (2017) e Guerreiras Donzelas (2018). Editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).

 

Serviço

O quê? Peça teatral "Maria, a Madalena"
Quando:  27 e 28 de abril e 04 e 05 de maio, às 19h30min
Onde: Círculo Artístico Teodora - Servidão do Cravo Branco, 236 Campeche, Florianópolis
Quanto: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira) 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários