Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vereadores da Capital querem instalar CPI para investigar conduta de sindicato

Publicado em 12/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Após a assembleia ocorrida na tarde de ontem (11), onde servidores decidiram entrar em greve até a retirada do projeto das Organizações Sociais (OS) para a saúde e a educação, 10 vereadores entraram com um requerimento para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre ações do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

Os parlamentares, Bruno Souza (PSB), Miltinho Barcellos (DEM), Gabriel Meurer (PSB), Roberto Katumi (PSD), Renato Geske (PR), Tiago Silva (PMDB), Guilherme Pereira (PMDB), Jeferson Backer (PSDB), Maria da Graça Dutra (PMDB) e Claudinei Marques (PRB), assinaram o documento.

Por telefone, o vereador Bruno Souza, autor do requerimento, explicou as motivações da iniciativa. “A cidade não pode ficar refém de um sindicato que acredita que pode parar a cidade”. Ele afirma que a CPI pretende analisar a folha ponto de servidores que atuam no Sintrasem e investigar possíveis danos ao patrimônio público praticados por dirigentes do sindicato em outras paralisações.

O requerimento também quer averiguar “possíveis atos ilícitos praticados por dirigentes e membros do Sintrasem no uso político de repartições públicas municipais...”. Em sua justificativa, há a foto de um recado do dia 9 de abril deste ano, colado em um caderno escolar, que avisava a família de estudantes sobre o posicionamento dos servidores acerca do projeto de lei que autoriza a contratação de Organizações Sociais pela prefeitura de Florianópolis. Na justificativa, os parlamentares se dizem chocados com esse ato.

Em nota, o Sintrasem acusa o requerimento de tentar criminalizar a organização sindical. Veja trecho abaixo:

“[...] Estes 10 vereadores, que agora querem incriminar o sindicato, nunca se preocuparam em propor uma CPI para investigar a enorme sonegação fiscal de grandes grupos econômicos que, espantosamente, com a conivência dos Poderes Públicos, vêm há anos roubando um dinheiro que deveria estar sendo investido na melhoria da qualidade de vida da população.

Neste momento, a melhor resposta que a categoria dos servidores municipais deve dar a essa gente, em defesa de seu sindicato e de seu direito à organização sindical, é aumentar o grau de mobilização contra o projeto das OSs.

À toda tentativa de intimidação contra o SINTRASEM e sua base, a direção do sindicato responderá com o chamamento à mobilização em defesa do direito democrático de organização sindical. Neste momento, convocamos nossa categoria a reforçar nossa luta pela retirada do projeto das Organizações Sociais e dizer NÃO à essa infame e autoritária proposta de CPI”.

Veja abaixo foto do requerimento da CPI que ainda será enviado à Procuradoria da Câmara para emissão de parecer técnico. A CPI só será instalada se a maioria simples do Plenário assim decidir. 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários