Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça lança campanha Abril Sorriso

Publicado em 11/04/2018 Editoria: Palhoça Comente!


A prefeitura de Palhoça desenvolveu um mês completo pautado com ações que visam a prevenção da saúde bucal. A programação "Abril Sorriso", definida pelas equipes de Saúde Bucal do Município, vai desenvolver diversas ações como: visitas domiciliares a acamados e idosos; atividades nas Unidades de Saúde com palestras, participação em grupos, dentre outras; orientações sobre próteses dentárias, doenças sistêmicas e suas repercussões na saúde oral das pessoas e prevenção do câncer de boca.

"O Nosso objetivo é a orientação quanto à doenças como a diabetes, mellitus, a hipertensão e a sua repercussão na saúde oral pois, assim como a falta ou a desadaptação de próteses orais, também pode causar problemas como dores de cabeça, desnutrição, dentre outros", esclarece a secretária de Saúde Ana Paula eiderscheidt.

No dia 19 de abril, das 13h às 17h, acontecerão atividades na Praça da Ponte do Imaruim, com orientações, avaliações com a participação do Odontomóvel e levantamento epidemiológico, entrega de flyers e kits de higiene oral.

O dia "D" da programação será 26 de abril, das 13h às 17h, na Praça 7 de Setembro, com orientações, avaliações (mais uma vez com a presença do Odontomóvel), e levantamento epidemiológico, entrega de materiais explicativos e kits de higiene oral.

Na proposta, que tem objetivos preventivos, não existe uma idade preestabelecida para cuidar da saúde bucal. Além desses temas, o foco principal é o câncer bucal, o qual, quando não diagnosticado no início, pode trazer muitas consequências desagradáveis. Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da University of North Carolina (UNC), a precária condição de saúde bucal é o principal fator de desnutrição em idosos.

A campanha Abril Sorriso aconselha as pessoas a cuidar bem dos dentes e fazer consultas periódicas com dentista. Se essas orientações forem seguidas os dentes podem durar a vida inteira. "Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza", esclarece Samy Bechtold Bett, Coordenadora de Saúde Bucal.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Palhoça

Comentários