Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mutirão de atendimento marca Semana Nacional da Voz em Florianópolis

Publicado em 13/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Médicos otorrinolaringologistas promovem em Florianópolis entre 16 a 20 de abril, atendimento gratuito no hospital Governador Celso Ramos com o objetivo de identificar alterações na voz e orientar a população sobre doenças como o câncer de laringe, que por ano acomete 10 mil pessoas no Brasil na proporção de cinco homens para cada mulher. A atividade é organizada pela Associação Catarinense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ACOT-CCF) e integra a Semana Nacional da Voz.

O mutirão será realizado por ordem de chegada, ou seja, não há necessidade de realizar agendamento. A meta é atender até 80 pacientes por dia das 8 às 17h, exceto na quarta-feira (18), quando as consultas serão realizadas apenas das 13 às 17h, sendo feitos 40 atendimentos. O hospital Governador Celso Ramos é referência no atendimento otorrinolaringológico em Santa Catarina.

Um grito de alerta!

De acordo com o presidente da ACOT-CCF, Fábio Duro Zanini, maus hábitos como falar alto, gritar, pigarrear, fumar, tossir, ingerir bebidas alcoólicas e beber líquidos muito gelados são alguns dos motivos que podem causar alterações vocais como rouquidão, calos e doenças mais sérias, como o câncer de laringe.

"Professores, atendentes de telemarketing, locutores e cantores são algumas das profissões que precisam estar mais atentas à voz. É preciso cuidados para que a ferramenta de trabalho não seja prejudicada", explica o médico ao alertar que o cigarro é um grande vilão da voz.

O coordenador da campanha em Santa Catarina, o otorrinolaringologista Hormy Biavatti Soares, orienta que ao identificar rouquidão, pigarro, dor ou ardência na garganta e dificuldade para engolir por mais de duas semanas, o médico deve ser procurado. "O exame de boca e garganta é simples e ajuda no diagnóstico e na indicação do tratamento adequado, evitando dessa maneira que o problema se agrave", comenta Hormy. 

Campanha Mundial

A Semana Nacional da Voz integra o Dia Mundial da Voz, estabelecido em pelo menos 60 países, no dia 16 de abril. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Academia Brasileira de Laringologia e Voz e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com apoio de suas associadas estaduais. As atividades têm ainda apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Associação de Boca e Garganta, Associação Brasileira de Canto e Fundação Otorrinolaringológica.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários