Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cia de teatro de Florianópolis apresenta montagem de texto clássico

Publicado em 12/04/2018 Editoria: Cultura Comente!


Foto: Nicole Hofmann

Foto: Nicole Hofmann

A Cia Teatral Desprendidos, de Florianópolis, volta aos palcos, nesse final de semana, com a peça inspirada no clássico texto "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade. Além de algumas apresentações anteriores em Florianópolis o grupo vem de recente apresentação gratuita do espetáculo em Curitibanos, dentro da programação do projeto Estação Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura, que tem o objetivo de circular a produção cultural catarinense pelas diferentes regiões do estado. 

O texto original é tido como um marco cultural pela aplicação pioneira de conceitos do vanguardismo estético defendido pelo autor e outras figuras icônicas da Semana de Arte Moderna de 1922.  A peça tem foco nas tramoias de um agiota que, sem escrúpulos, em meio à crise de 1930 – na qual foram altamente afetados setores como a energia elétrica e o café – ascendeu socialmente, do submundo à burguesia. 

A primeira montagem do espetáculo completou 50 anos em 2017. A data foi celebrada com uma remontagem comemorativa, assinada pelo prestigiadíssimo José Celso Martinez e apresentada em temporada de um mês na capital paulista.

Um enredo atual e inspirador

A trama e o texto trazidos na peça, apesar de escritos e retratarem a época de 1930, trazem críticas sociais pertinentes no contexto atual, se levarmos em consideração os tão mencionados e recentes escândalos de corrupção nacionais e a crise política e econômica enfrentada pelo país.  

A opção por manter, na montagem, a narrativa formal utilizada na época faz de assistir "The Tramoias" um legítimo passeio pelos anos 30. Uma viagem muito bem apoiada pelo trabalho de ambientação, cenário, caracterização e composição psicológica dos personagens, bem como pela estrutura estética do espetáculo.

 

Serviço

O quê? Apresentação do Espetáculo "The Tramoias", da Cia. Desprendidos, de Florianópolis, com direção de Tainá Froner.
Quando: 13 e 14 de abril, às 20hs
Onde: Aktoro – Espaço Cênico Teresita Gill Petta, da Escola de Formação de Atores - Calçadão João Pinto, 211 - Centro, Florianópolis.
Quanto: 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários