Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto cultural oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes

Publicado em 23/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


A música como oportunidade de um futuro melhor. Esse é o objetivo da Associação Cultural Marambolê que oferece oficinas de artes para crianças de comunidades carentes de Florianópolis. As aulas de percussão, violão e teatro são disponibilizadas para crianças e adolescentes entre 10 a 18 anos de idade. As inscrições estão abertas e assim como todo o projeto são gratuitas.

Os cursos de violão e percussão serão oferecidos para 50 crianças, especialmente das comunidades do Mont Serrat e Coloninha, em um período de 10 meses. A ênfase no ensino será a música popular, erudita e ritmos brasileiros e africanos. Ao fim do projeto, busca-se a formação de uma orquestra de cordas e uma de percussão, além do desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos e a geração de novas oportunidades.

A oficina de teatro é voltada para crianças e adolescentes no contraturno escolar e tem o objetivo de aprimorar o convívio social, estimular a criatividade e ampliar as qualidades profissionais e humanas dos envolvidos. Além disso, o contato com a linguagem teatral contribui para que as crianças e adolescentes percam a timidez, desenvolvam a noção de trabalho em grupo, aprendam o improviso e passem a se interessar mais por textos e autores variados. As aulas serão realizadas nos bairros Coloninha, Vila Aparecida, Mont Serrat e Monte Cristo.

A Associação Cultural Marambolê nasceu baseada em um conceito simples: de que todos podem fazer a sua parte na sociedade. Em 2013, no auge do Grupo Musical Swing Maneiro, os integrantes da banda, na maioria de comunidades marginalizadas da cidade, viram a possibilidade de mudar a vida das crianças que residem em regiões mais vulneráveis, abrindo novas possibilidades por meio da música e da arte. As primeiras oficinas surgiram em 2013 e no decorrer do tempo só foram crescendo.

Para este ano, o projeto será divulgado em escolas, creches, centros comunitários, CRAS e postos de saúde. As inscrições dão preferência para crianças que estejam regularmente matriculadas em escolas públicas de ensino.

Como a maioria dos interessados não possui condições de adquirir o instrumento para as aulas, o projeto fornece os equipamentos para as oficinas de violão e percussão, assim como todo o material pedagógico como as partituras utilizadas nas oficinas. Todos os alunos recebem ainda uma camisa com o nome do projeto e lanche ao final de todas as aulas.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas na Escola de Educação Básica América Dutra Machado, no bairro Monte Cristo, na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico, e na Escola de Educação Básica Rosinha Campos, localizada no Abraão.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários