Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Catarinenses deverão tomar vacina contra febre amarela a partir de julho

Publicado em 22/03/2018 Editoria: Saúde Comente!


Vacinação contra febre amarela na Bahia / Foto de arquivo: Bruno Concha - Secom PMS

Vacinação contra febre amarela na Bahia / Foto de arquivo: Bruno Concha - Secom PMS

O Ministério da Saúde (MS) ampliou, para todo o território nacional, a Área de Recomendação para a Vacinação contra a febre amarela. O anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde Ricardo Barros, na terça-feira (20). Em Santa Catarina, as primeiras doses devem chegar em julho deste ano, a ampliação da área de vacinação será feita de forma gradativa, segundo o MS.

“As vacinas estarão disponíveis na rotina dos postos de vacinação dos municípios. Faremos uma ação para divulgar a importância de toda a população tomar a vacina nos próximos meses. Alertamos que não é uma campanha. Trata-se de uma medida preventiva para proteger toda a população para o caso de aumento na área de circulação do vírus amarílico”, afirma o diretor da Dive, Eduardo Macário.

O cronograma de distribuição para as gerências de saúde será organizado pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Imunização e DTHA (GEVIM) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) e dependerá da chegada das doses da vacina no Estado.

No momento, a Dive alerta para a necessidade de vacinação contra a febre amarela. Pessoas que vão se deslocar para os estados com transmissão ativa da doença (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia) e catarinenses que vão para as cidades com Área de Recomendação da Vacina devem se imunizar, com antecedência de pelo menos 10 dias da viagem. Além disso, crianças com nove meses de idade, independentemente do local de residência, devem ser vacinadas conforme o calendário nacional de vacinação em vigor em 2018.

De acordo com a gerente da Gevim, Vanessa Vieira da Silva, qualquer pessoa que não tenha sido vacinada que resida ou visite áreas onde há transmissão da doença pode contrair a febre amarela. “E agora, com a garantia do MS de que haverão doses suficientes para toda a população do Estado,  é possível expandir para os demais 133 municípios que não faziam parte da Área de Recomendação da Vacina (ACRV)”, confirma Vanessa. 

Desde janeiro de 2017, até o momento, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), foram aplicadas 70.138 doses da vacina contra a febre amarela no estado de Santa Catarina.

Segundo a previsão do MS, os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul adotarão a vacina padrão em todos os municípios e deverão vacinar 11,3 milhões de pessoas.

Até o momento, não foi detectada a circulação do vírus da febre amarela no seu ciclo silvestre em Santa Catarina. A Dive e as vigilâncias municipais estão monitorando todos os casos de macacos mortos ou doentes que são notificados.

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários