Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saiba como economizar gás de cozinha

Publicado em 20/03/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Reprodução shutterstock.com

Foto: Reprodução shutterstock.com

Dicas simples podem ajudar na economia do dia a dia no uso do gás de cozinha e impactar positivamente no orçamento doméstico. Confira!
 

Panela tampada

Tampar a panela durante o cozimento permite que o calor seja retido mais rapidamente, agilizando a cocção. Evite colocar água em excesso, e preencha a panela apenas com a quantidade necessária.


Otimizando o uso do forno

O uso do forno é responsável por um consumo maior do gás de cozinha. Planeje bem os pratos assados, sobretudo em residências com muitas pessoas, e calcule corretamente o tempo de preaquecimento. Evite abrir a porta do forno muitas vezes sem necessidade, pois isso faz com que o calor se dissipe e seja necessário mais gás para manter a temperatura.


Feijão - e outros grãos - de molho

Antes de levar o feijão e outros grãos para o fogo, deixe-os de molho de um dia para o outro o que vai amaciar o alimento e permitir um cozimento mais rápido. Prefira utilizar a panela de pressão, que também agiliza o processo.

 

Limpeza constante

Queimadores sujos ou entupidos impedem a vazão correta da chama e fazem com que o tempo de cozimento acabe sendo maior, o que gasta mais gás.
 

Pedaços pequenos

Cortar alimentos mais duros, como alguns legumes, em pedaços menores, ajuda a acelerar o cozimento e torna menor o tempo da panela no fogo.
 

Antes de ir para o fogo

Deixe tudo pronto e preparado apenas para ir ao fogo, evite deixar para picar ou cortar alimentos com o fogo já ligado. Isso dinamiza o processo do preparo como um todo e ainda reduz o gasto do gás de cozinha.
 

Segurança em primeiro lugar

No intuito de economizar gás, algumas pessoas acabam recorrendo a truques e gambiarras, como virar o botijão de gás, por exemplo. Isso pode ser muito perigoso e causar acidentes graves, portanto o uso consciente do gás é o primeiro passo para um cozimento seguro e econômico!

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários