Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Assinado convênio para pavimentação asfáltica por comunidades do interior de Laguna

Publicado em 13/03/2018 Editoria: Esportes Comente!


A tão imaginada pavimentação asfáltica na Rodovia Municipal João Batista Whendhausen Moraes, trecho que liga a comunidade de Bananal à saída da BR-101, em Laguna, está mais próxima da realidade. O governador Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, assinou na última sexta-feira (9), o convênio para pavimentação, drenagem pluvial, sinalização viária e acessibilidade. No trecho de 4,8 quilômetros, serão investidos pelo Governo do Estado R$ 4,2 milhões. O asfalto, esperado há mais de 50 anos, vai passar pelas comunidades de Bananal, Morro Grande, Figueira e Ponta do Daniel.

“Este é um dos lugares mais belos do mundo. E essa obra vai trazer conforto a esta comunidade, vai permitir o desenvolvimento turístico, atividade vital para a economia. Laguna tem a vocação para a história, cultura e turismo. É uma obra que vai atender a estes objetivos. Estamos muitos felizes de estar aqui”, disse o governador.

O secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, destacou que a chegada do asfalto vai possibilitar maior integração entre as comunidades do município, encurtando distâncias, diminuindo custos de transporte e ajudando no turismo da região, além de melhorar as condições de acesso a instrumentos de saúde e educação. “Essa região é encantadora, e merece uma infraestrutura de qualidade. Vai oferecer mais segurança, qualidade de vida e tranquilidade para a população .”

O ato de assinatura foi realizado no salão da igreja da comunidade de Figueira e reuniu autoridades e a população das comunidades da região.

O asfalto para a comunidade

A expectativa com a pavimentação do trecho é de avanço para a economia local e melhoria das condições de mobilidade dos moradores e acessibilidade dos visitantes. O casal Maria Salete e José Fernandes relatou as dificuldades de residir na beira da estrada. “Várias vezes por dia temos que molhar a rua para diminuir o pó. A casa não fica limpa, passamos o dia limpando e nossa saúde fica comprometida por conta da poeira e nos dias de chuva vira um caos, muito barro e buracos. Estamos em um lugar lindo, que parece o paraíso, mas a falta do asfalto acaba estragando e tirando a paz. A vinda do asfalto representa um salto na nossa qualidade de vida”, explicou o casal.

“Nos sentimos esquecidos. Foram muitas promessas e o asfalto nunca veio. Convivemos com a poeira e o barro. Agora, acredito que esse sonho vai se realizar. Quando vou para outros lugares, gosto de ver tudo asfaltado. Já estou com 87 anos e espero ainda poder ver essa pavimentação”, disse a moradora Maria Cecília Espíndola, que tem boas expectativas com as mudanças.

Em frente à pracinha da comunidade de Parobé, próxima de onde passará o asfalto, o morador e comerciante Neci Cardoso ressaltou que além de acabar com a poeira e lama, seu comércio e as propriedades da região estarão mais valorizadas. “Muita coisa deve mudar. O asfalto traz mais condições de trabalho e vai até melhorar a frequência de pessoas visitando nossa comunidade. Meus filhos moram em outra cidade da região, acredito que com o asfalto e os benefícios que pode oferecer, eles até voltem a morar por aqui”.

O prefeito de Laguna, Mauro Vargas Candemil, explicou que a obra deve começar após a conclusão da licitação, em cerca de 90 dias. “Estamos ansiosos pelo início deste asfalto. Sabemos o que representa para as comunidades. É uma grande conquista para a população que tanto sofria com a poeira e a lama”, afirmou o prefeito.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários