Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis ganha plataforma de apoio à educação por meio do cinema

Publicado em 09/11/2017 Editoria: Educação Comente!


Foto: PLANETA.doc Divulgação

Foto: PLANETA.doc Divulgação

A partir desta sexta-feira (10), as escolas da rede pública municipal e estadual de Florianópolis terão uma nova ferramenta de ensino: um acervo com o melhor do cinema socioambiental, disponível on-line, para o uso dos professores a qualquer tempo, gratuitamente. Isso será possível através da Plataforma Planeta na Escola, com cerca de 100 filmes - documentários e animações, que contribuem para a educação de crianças e jovens em disciplinas científicas diversas como biologia, física, química, história, geografia, economia e filosofia, entre outras.

O lançamento será às 9h30, na escola Henrique Veras, Lagoa da Conceição. Na mesma ocasião será lançado o concurso Planeta.doc Estudantes, que está em sua terceira edição.

A Plataforma Planeta na Escola é uma ação do PLANETA.Doc - Festival Internacional de Cinema Socioambiental - o maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil - e tem como objetivo apoiar o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza. Busca também promover a construção de espaços proveitosos de debates e soluções em torno ao desafio de promover políticas, tecnologias e ações sustentáveis em nossa época.

"O uso do material cinematográfico em sala de aula possibilita uma experiência pedagógica diferenciada, permitindo aos alunos tomar contato com a realidade em diversos continentes do planeta, por meio das investigações e estudos realizados pelos documentaristas in loco", destaca Mônica Linhares, diretora do PLANETA.doc.

Além de disponibilizar filmes gratuitamente, a plataforma permite que as práticas pedagógicas de utilização dos filmes em sala de aula sejam compartilhadas na área de professores, estabelecendo um banco de informações com os relatos e resultados das experiências e formando uma comunidade de aprendizagem.

Escolas públicas de Florianópolis já estão participando das ações de educomunicação desde o início do festival, em 15 de outubro, através das sessões do dia do Planeta. Agora a plataforma será aberta para uso do material cinematográfico em sala de aula.

"É extremamente relevante pensar no planeta como um todo. Nós vamos participar do festival, vamos ao shopping Iguatemi para assistir um documentário nesta quinta-feira. Penso que a sociedade está tão envolvida com outros assuntos que precisamos incentivar a reflexão sobre o meio ambiente. Queremos despertar na escola essa consciência socioambiental e pretendemos trabalhar as atitudes e valores através desse tema", afirma Roni Monteiro Kampf, diretor da escola Henrique Veras.

"Uma formação crítica na área de sustentabilidade é condição fundamental para a construção no futuro de sociedades inclusivas e respeitosas ao meio ambiente. Com filmes premiados nos principais festivais internacionais, a plataforma Planeta na Escola oferece um conteúdo dinâmico e contemporâneo, baseado nas investigações e entrevistas a alguns dos mais renomados especialistas das disciplinas transversais que envolvem a sustentabilidade", conclui Mônica Linhares.

Concurso Planeta.doc Estudantes

A terceira edição do concurso Planeta.doc Estudantes vai premiar os melhores filmes com o temas sustentabilidade e relação sensível com a natureza, com até um minuto de duração. As histórias podem ser reais ou de ficção. Mais informações estarão disponíveis no site planetadoc.com a partir desta sexta-feira (10).

O Planeta na Escola e concurso Planeta.doc Estudantes são iniciativas do PLANETA.doc, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude Florianópolis e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, apoio cultural de Neoway e Digilab e  parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários