Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unidade da EJA é aberta no bairro Monte Cristo

Publicado em 30/10/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


A prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, colocou em funcionamento mais uma unidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no bairro Monte Cristo, região continental. A unidade está localizada na comunidade do Novo Horizonte, na sede do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV).  No total, em três espaços, 107 pessoas têm a oportunidade de se alfabetizarem e concluírem o ensino fundamental.

Apenas no Novo Horizonte, 27 estudantes estão matriculados com idades entre 17 e 66 anos.  No Centro de Educação e Evangelização Popular (CEDEP) funcionam duas turmas, com 50 matriculados. Na Chico Mendes, no prédio do movimento Geração Chico, há outro polo, com 30 estudantes.

O horário das aulas é das 19h às 22h.  Os interessados em entrar em sala de aula pela primeira vez ou continuar os estudos podem se dirigir diretamente às unidades. Mais informações pelo telefone: 3212-0925.

Antes do início das atividades, os matriculados recebem um lanche. A Secretaria de Educação colocou à disposição dos que frequentam os espaços da EJA nove professores e um coordenador.

A prefeitura de Florianópolis disponibiliza 16 unidades da modalidade para atender a população da Capital. Mais de 10 mil pessoas já foram certificadas.

Atualmente, a EJA conta com mais de 1.300 estudantes, de 15 a 68 anos de idade, espalhados pelas regiões da Ilha e do Continente.

"A Educação de Jovens, Adultos e Idosos representa o caminho de desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Na EJA, poderão atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas culturas construídas cotidianamente", conclui o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira.

Modelo pedagógico

De uma forma geral, devido às especificidades dos estudantes da EJA, a Secretaria de Educação construiu um modelo pedagógico próprio que leve em consideração o interesse do educando e sua trajetória de vida.

Para isso, passou a trabalhar com a proposta pedagógica da pesquisa enquanto princípio educativo.

 A proposta está pautada na ideia de que é possível aprender a partir da busca pelo conhecimento, procurando proposições legítimas às perguntas realizadas pelos estudantes nas pesquisas desenvolvidas individualmente ou em grupo.

 Essas perguntas são expressas por meio de problemáticas que se configuram como unidades de planejamento. Os conteúdos são tanto decorrentes das habilidades e competências como ler, escrever, calcular, comparar e resumir, como também emergem da diversidade das problemáticas pesquisadas.

 A EJA possui dois segmentos: anos iniciais e anos finais. Assim, o interessado pode tanto se alfabetizar, quanto terminar o ensino fundamental.

 

EJA no Monte Cristo

1 - Polo CEDEP
Endereço: Rua Frei Fabiano de Cristo, S/N

2 - Polo Chico Mendes
Endereço: Servidão Pétalas Dumont, S/N - Geração da Chico

 3 - Polo Novo Horizonte
Endereço: Servidão Maria Salete Dutra, S/N – CCFV – Novo Horizonte, Monte Cristo

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários