Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia Mundial da Alimentação tem atividades em escola da Capital

Publicado em 16/10/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação PMF

Foto: Divulgação PMF

A partir desta segunda-feira (16), está aberta a mostra: Ideias e Imagens das Ações de Educação Alimentar e Nutricional da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.  A atividade é uma ação da prefeitura da Capital por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e ocorre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, criado em 1945 pela Organização das Nações Unidas. O evento irá se estender até o dia 27 de outubro no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis. 

O objetivo é compartilhar e dar visibilidade a diversas ações de educação alimentar nutricional que acontecem nas unidades municipais de ensino durante todo o ano. Trata-se de um trabalho de parceria e troca de saberes entre os educadores e nutricionistas, ampliando olhares e experiências. Dentre as temáticas em exposição estarão a horta escolar e oficinas culinárias.

A ação, segundo o secretário de Educação, Maurício Fernandes,  busca cumprir o documento federal sobre o marco de referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas: "contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada e garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN), a valorização da cultura alimentar, a sustentabilidade e a geração de autonomia para que as pessoas, grupos e comunidades estejam empoderados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da qualidade de vida.

Saiba algumas das ações da SME para uma educação alimentar e nutricional:

Projeto refeitório

O refeitório é um espaço cuidadosamente planejado onde se busca realizar um trabalho de conscientização alimentar, respeitando a individualidade de cada criança. Os funcionários das unidades educativas optaram por pensar este espaço como ação pedagógica e incluí-lo no projeto político pedagógico.

Horta Escolar

Alimentos orgânicos são cultivados em espaços organizados, com a ajuda de profissionais e dos próprios estudantes. Adubar a terra, plantar e colher verduras e legumes são atividades que se tornam parte, além da hora do almoço, do processo de aprendizado das crianças.

Projeto de Rede

Na educação Infantil, é trabalhado "A Origem dos alimentos". A tarefa é realizada com todos os grupos 5 ou 4 de creches ou núcleos de educação infantil (NEIs). Tem como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis, utilizando atividades lúdicas como ferramenta pedagógica, de reconhecimento e compreensão da origem dos alimentos.

No ensino fundamental o tema é "Conhecendo os alimentos do campo à mesa e interpretando os rótulos na perspectiva da alimentação saudável e da sustentabilidade".  Realizado com todos os 4º anos. O objetivo é conceituar e reconhecer através de estratégias pedagógicas o que são alimentos in natura, processados e ultra processados, bem como interpretar os rótulos, a fim de desenvolver hábitos alimentares conscientes e mais saudáveis.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários