Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Alunos do SENAI Florianópolis apresentam desenhos de animação

Publicado em 20/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Maurizio di Reda

Foto: Maurizio di Reda

Curso oferece formação para profissionais num mercado de trabalho em crescimento

Estudantes do curso de aprendizagem industrial em Desenho de Animação do SENAI Florianópolis apresentam, nesta quinta (21), oito produções que compõem os trabalhos de conclusão de seu curso.

Estes alunos estão entrando num mercado de trabalho crescente, tanto na produção de conteúdo para TV, cinema e publicidade, como na área de games e aplicativos para computadores e dispositivos móveis. Para atender essa demanda, a instituição, que integra a FIESC, programou para 2014 duas novas turmas de aprendizagem e um curso técnico de Programação de Jogos Digitais (nos dois casos há vagas gratuitas).

O presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina, Ralf Cabral Tambke, afirma que existe pelo menos uma dezena de produtoras de conteúdo de animação no Estado, três delas na Grande Florianópolis.

Estas empresas foram constituídas para produzir material publicitário, mas a área de atuação se expandiu especialmente com a promulgação da Lei 12.485/2011, que determina a ampliação da exibição de produções nacionais independentes na TV por assinatura. "A nova legislação ampliou o espaço de atuação das produtoras para o cinema e a televisão", afirma Tambke. Segundo ele, há um longa metragem em animação sendo produzido no Estado.

Outro campo de trabalho dos profissionais é na área de tecnologia. O presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da FIESC, Alexandre d&39;Ávila da Cunha observa que na Grande Florianópolis existem "de 10 a 12 empresas focadas na produção de jogos para computadores, além de pessoas que produzem em casa, sem uma empresa constituída".

Ele destaca, no entanto, que há outra frente de trabalho no setor, que chama de "gameificação" dos softwares. "Os aplicativos precisam avançar continuamente na interatividade, com interfaces lúdicas, atrativas, uma linguagem orientada a objetos", afirma. No segmento de produção de softwares, existem pelo menos 550 empresas na região.

A apresentação dos trabalhos ocorre das 8h30min às 10h30min e das 14 às 16 horas, no SENAI Florianópolis (rodovia SC 401, 3.730. Saco Grande).
 

 

 

› FONTE: FIESC

Comentários