Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde divulga atividades do Outubro Rosa em Penha

Publicado em 01/10/2017 Editoria: Esportes Comente!


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa acontece em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades em campanhas de conscientização e prevenção. Este movimento começou nos Estados Unidos, mas acabou ganhando adesão mundial, se tornando parte efetiva do calendário das ações de saúde promovidas pelo governo brasileiro a partir dos anos 2000.

Em Penha, não é diferente. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, terá atividades em toda rede pública de saúde, focada em exames, orientações e ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. A começar pelo NAM – Núcleo de Atendimento à Mulher – que durante todo o mês, a partir desta segunda-feira, dia 02, fará todos os dias, das 13h30 às 17h30 coleta de preventivos e testes rápidos de sorologia.

“Teremos atividades em todas as unidades de saúde”, anunciou a Secretária de Saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle. “Serão feitos mutirões de exames preventivos, atividades educativas sobre saúde da mulher, planejamento familiar, orientações sobre métodos contraceptivos, e como fazer o auto-exame de mama”, explicou. Para ter acesso a essa programação, as pacientes devem procurar diretamente suas unidades de saúde já a partir desta segunda.

A principal ação, no entanto, acontecerá no dia 13 de outubro, sexta-feira, quando será promovido um dia inteiro de atividades no Centro de Eventos Silva, com o tema “Todos Juntos Contra o Câncer de Mama”. O evento terá palestras, atividades, além de momentos culturais como apresentação musical e desfile de moda, além de sorteio de brindes e café colonial. As atividades começam às 9 horas da manhã e vão até às 16 horas, sendo abertas ao público. “Convidamos todas as mulheres do município a participar”, reforça o prefeito Aquiles da Costa.

Confira a programação do Outubro Rosa em Penha

Unidade de Saúde de Armação
Dias 02 e 18, às 9h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra. Alessandra (após o grupo de caminhada de Armação).
Dias 10, 17 e 24 das 10 às 19 horas: coleta de preventivo com a enfermeira Ana (agendamento a partir deste dia 02).

Unidade de Saúde do Mariscal
Dia 09 às 13h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra. Fagner.
Dia 21 das 8 às 17h: coleta de preventivo com a enfermeira Maria (agendamento de horário a partir deste dia 02)

Unidade de Saúde do São Cristóvão
Dia 11 às 13h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra. Ortun
Dia 16 das 9 às 15h: coleta de preventivos com a enfermeira Dirante (agendamento de horário a partir desde dia 02)

Unidade de Saúde do Gravatá
Dia 09 às 15h: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra Maria Del Rocio.
Dia 10 das 9 às 17 horas e Dia 26 das 9 às 19 horas: coleta de preventivos com a enfermeira Daiane (agendamento de horário a partir desde dia 02).

Unidade de Saúde da Cohab
Dia 21 das 8 às 17h: coleta de preventivos com a enfermeira Magali (agendamento de horário a partir desde dia 02)
Dia 26 às 13h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra Juliana.

Unidade de Saúde de Santa Lídia
Dias 06, 13, 20 e 27, das 8h às 12 e das 14 às 17h: coleta de preventivos com a enfermeira Cintia (agendamento de horário a partir desde dia 02)
Dia 24 às 14 horas: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra Serlaine.

Unidade de Saúde do Centro
Dia 28, das 8h as 12h: coleta de preventivos com a enfermeiras Thais e Liliane (agendamento de horário a partir desde dia 02)
Dia 28 às 9 horas: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra Julieta.

 

Em todas as salas de espera das Unidades Básicas de Saúde nos bairros, as agentes comunitárias estarão dando orientações sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos em todo mês de outubro.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários