Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trecho entre TICEN e rodoviária receberá obras de acessibilidade na Capital

Publicado em 25/09/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


A prefeitura de Florianópolis dará início nesta segunda-feira (25) às obras do primeiro trecho do Projeto Rotas Acessíveis, que integra o Programa Floripa Inclusiva, voltado a ações de inclusão social. O projeto prevê melhores condições de acessibilidade e conforto para os pedestres. As melhorias a serem feitas, nos cerca de 275 metros entre o TICEN e o Terminal Rodoviário Rita Maria, vão beneficiar, principalmente, pessoas com deficiências, idosos, condutores de carrinhos de bebê e viajantes que estejam carregando malas.

Segundo o Prefeito Gean Loureiro, este é o primeiro passo para oferecer acessibilidade no dia a dia das pessoas. “Já lançamos o Porta a Porta e, agora com o Rotas Acessíveis, vamos conceder à pessoa com deficiência a verdadeira inclusão social. Queremos mudar a realidade dessas pessoas por toda a cidade”, explica.

Os passeios (calçadas) serão alargados e terão o piso trocado por outro também de concreto, mas de melhor qualidade. As pequenas rampas de acesso às travessias de ruas, cujas inclinações causam transtornos, serão retiradas, e o pavimento, nivelado com lombo-faixas. Além disso, o piso também vai passar a contar com sinalização tátil e visual para auxiliar os deficientes visuais no direcionamento e alertá-los para as travessias de ruas.

As obras deste primeiro trecho, que têm prazo de 90 dias para serem concluídas, serão executadas pela empresa AMVT Construções Ltda. - ME, vencedora de licitação. Elas foram orçadas em R$ 90.452,87, sendo os recursos próprios do município.

Próximas etapas

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) também já elaborou projeto para o segundo trecho - uma extensão de aproximadamente 650 metros entre o TICEN e o prédio da Prefeitura que fica na esquina das ruas Tenente Silveira e Arcipreste Paiva. Ele prevê reparos de adequação com relação à acessibilidade, sobretudo, dos deficientes visuais.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários