Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Marcelo Canellas lança em Florianópolis o livro "Províncias - Crônicas da alma interiorana

Publicado em 20/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Em deliciosa coletânea de crônicas, Marcelo Canellas recolhe nas miudezas provincianas a matéria poética para falar da vida e de suas contradições

Marcelo Canellas vai lançar o livro Províncias - Crônicas da alma interiorana (Globo Estilo, 160 pág., R$ 34,90) em Florianópolis, no dia 25 de novembro, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. O repórter da Rede Globo participará de um bate-papo com os leitores seguido de sessão de autógrafos.

Considerado um dos mais premiados jornalistas da televisão brasileira, Canellas rodou o mundo ao longo de seus mais de 25 anos de carreira. Mas, segundo ele mesmo, jamais deixou a cidade de Santa Maria da Boca do Monte, encravada no centro do Rio Grande do Sul: a província sempre segue com ele, alma adentro, aonde quer que vá.

A obra comprova a profunda conexão do autor com a geografia afetiva de seus anos de formação. Santa Maria, aqui, é o arquetípico microcosmo que, sob a lente de aumento da literatura, vai desvelando o caráter universal das miudezas de um cotidiano particular.

Nesse sentido, qualquer insignificância do dia a dia – o aroma do café passado no coador de pano, a imobilidade de uma estátua-viva na praça, a desmontagem da lona de um circo – ganha renovada dimensão nesses relatos. 

Publicados originalmente no Diário de Santa Maria, os textos revelam uma prosa poética fluída, delicada, a serviço da observação da vida e de suas eternas contradições. A compilação Províncias é a oportunidade de tornar o lado cronista de Canellas tão reconhecido quanto sua faceta de jornalista.

Sobre o autor

Repórter especial da Rede Globo, Marcelo Canellas notabilizou-se pela cobertura de temas ligados a direitos sociais e humanos. Pela série de reportagens "Fome", exibida no Jornal Nacional em 2001, ele e sua equipe conquistaram diversos prêmios — Ayrton Senna de Jornalismo, Barbosa Lima Sobrinho, Imprensa Embratel e Vladimir Herzog, além da Medalha ao Mérito da Organização das Nações Unidas.

Serviço

 Lançamento do livro “Províncias - Crônicas da alma interiorana”, bate-papo e sessão de autógrafos com Marcelo Canellas

Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping - rua Bocaiúva, nº 2.468, piso Joaquina, Centro, em Florianópolis.

Quando: 25/11, às 19h30

Quanto: Gratuito

Informações: (48) 3271-6030

 

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários