Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Começa a Semana da Pátria em Florianópolis

Publicado em 04/09/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: James Tavares - Arquivo Secom

Foto: James Tavares - Arquivo Secom

As comemorações alusivas ao 195º aniversário da Proclamação da Independência do Brasil começaram nesta segunda-feira (4), em Florianópolis, no Instituto Estadual de Educação (IIE).

O evento de abertura da Semana da Pátria foi organizado pelo governo do estado, prefeitura de Florianópolis, comandos das guarnições militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Liga de Defesa Nacional.

A solenidade de abertura ocorre nesta tarde, no Ginásio de Esportes Rosendo Lima, no IEE. O destaque da solenidade fica com a chegada do Fogo Simbólico. Neste ano, o Fogo Simbólico saiu da Base Aérea de Florianópolis em direção ao Ginásio de Esportes do IEE. Durante o trajeto, 16 militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar) fizeram o revezamento na condução da tocha. Além da chegada do Fogo Simbólico, também ocorreram apresentações culturais organizadas pelo IEE.

Conforme a Liga de Defesa Nacional – Associação cívico-cultural brasileira que tem por finalidade elevar o patriotismo e o civismo, especialmente em ações voltadas à juventude - a chama do fogo simbólico remete ao ano de 1937, quando um grupo buscou um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Foi aí que surgiu também a tradicional corrida de revezamento que percorre todo o Brasil, nas comemorações da Pátria.

Desfile cívico militar

Em Florianópolis, o desfile cívico militar referente ao Dia da Independência, na quinta-feira (7) será realizado a partir das 8h45, na Passarela Nego Quirido.

O desfile se inicia com os grupos escolares e com as entidades civis participantes. Neste ano, farão parte do desfile escolar da Capital a EEB Maria do Carmo Vieira e a EEB Ivo Silveira (ambas de Palhoça), a EEB Laércio Caldeira de Andrade (de São José) e a EEB Ildefonso Linhares (de Florianópolis), além do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Serão aproximadamente 1,5 mil alunos.

Após o desfile dos grupos escolares e das entidades civis, acontecerá o desfile das Forças de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil) e das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira). As instituições desfilarão com seus diversos grupamentos, demonstrando os serviços e especialidades que cada uma das instituições executa.

O desfile motorizado encerra o evento, trazendo as viaturas militares e das Forças de Segurança, além de veículos antigos do Veteran Car Club. Também serão promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.

Mudança no trânsito

O desfile na Capital vai provocar algumas alterações no trânsito. Vias serão fechadas e haverá mudanças na circulação de veículos em alguns pontos da cidade.

Confira no mapa:

Serviço

O quê? Desfile Cívico Militar da Independência

Quando: 7 de setembro (quinta-feira), às 8h45

Onde: Passarela Nego Quirido

Notícia atualizada às 17h10min. 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários