Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Catarinense vai à NASA apresentar pesquisa sobre realidade aumentada

Publicado em 21/07/2017 Editoria: Curiosidades Comente!


Exemplo de realidade aumentada

Exemplo de realidade aumentada

Uma pesquisa feita em Santa Catarina sobre Realidade Aumentada será apresentada na NASA, a Agência Espacial Americana, no próximo mês de agosto. Desenvolvido pela professora Simone Keller Fütcher, doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o trabalho trata da inovação nas capacitações profissionais com o uso da Realidade Aumentada (RA). A tecnologia permite a projeção virtual de objetos em três dimensões (3D) por meio de smartphones, telas e tablets. 

As técnicas que serão demonstradas aos engenheiros americanos produziram bons resultados durante o estudo. Com elas, as empresas podem transmitir conhecimento com mais facilidade, desenvolvendo as habilidades melhor do que se baseassem os treinamentos somente em conteúdos teóricos.

"Algumas aulas podem exigir a presença de equipamentos complexos, grandes e principalmente caros, como uma turbina de avião. Seria inviável tê-los fisicamente, e com a RA, o processo é facilitado", explica a professora.

O vídeo abaixo foi produzido pela National Geographic e exemplifica de forma bem simples o que é a realidade aumentada, tema estudado por Fütcher.

Conforme a pesquisa, 90% dos participantes responderam que o recurso potencializa o entendimento do funcionamento do objeto — no caso, um motor a combustão; e 95% acharam a qualidade das imagens e a textura dos objetos muito semelhantes às de uma peça real.

Além das vantagens didáticas, o uso de uma tecnologia avançada como a Realidade Aumentada é importante para o desenvolvimento econômico do país. Na visão da professora Simone, os investimentos necessários para as pesquisas e o consequente avanço científico virão de um tripé formado pelas universidades, pelo governo e pelas empresas.

"Neste contexto, é muito importante o apoio que recebemos para esta missão, que viabiliza mostrar o que Santa Catarina e o Brasil estão fazendo no âmbito da inovação tecnológica", afirma.

A missão de apresentação da pesquisa na NASA é apoiada pela integradora de soluções baseadas na computação em nuvem Teltec Solutions, de Florianópolis. Durante um painel organizado em parceria com a IBM Global Entrepreneur sobre a importância do fomento ao empoderamento feminino nas empresas, o diretor geral da Teltec, Diego Ramos, destacou a relevância que Santa Catarina conquista ao ter um projeto apresentado na agência internacional.

"O anúncio deste apoio à missão da professora Simone à NASA durante este evento que discute o empoderamento feminino no ambiente tecnológico é simbólico. Precisamos valorizar iniciativas e as mulheres profissionais que fazem a diferença e possam servir de exemplo para todas as jovens que decidirem seguir carreira na área tecnológica", reforça Ramos.

A professora Simone é pesquisadora na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no curso de Sistemas da Informação, e no Centro Universitário Estácio de Sá - Santa Catarina, nos cursos de Jogos Digitais e Administração. Os resultados de sua pesquisa chamaram atenção de profissionais da NASA quando apresentou seu trabalho em um evento científico no Chile.

Além da Agência Espacial Americana, a doutora irá apresentar projetos na sede da empresa Dropbox em Austin, também no Texas, que se interessou pela pesquisa por conta de tecnologias de colaboração virtual.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) e Felipe Reis / Dialetto

Comentários