Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha busca conscientizar motociclistas

Publicado em 20/07/2017 Editoria: Geral Comente!


Trecho da BR 101 em Palhoça (SC) /Foto: Pista Limpa - Divulgação

Trecho da BR 101 em Palhoça (SC) /Foto: Pista Limpa - Divulgação

Grande parte das mais de 100 mil motocicletas habilitadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) na região da Grande Florianópolis, é utilizada para deslocamentos de casa para o trabalho, é o chamado movimento pendular, muito comum na região.

Pensando nesse público que também utiliza a BR-101, a Autopista Litoral Sul promoveu nesta quinta-feira (20), iniciativa para conscientizar motociclistas que trabalham na Fábrica da Intelbras, em São José-SC.  O objetivo foi conscientizar motoristas sobre a direção defensiva, com foco na prevenção de acidentes.

Somente no primeiro semestre deste ano, 409 acidentes envolvendo motociclistas foram registrados na BR-101, no trecho entre Governador Celso Ramos e Palhoça. 71% dos acidentes ocorreram por motivo de colisão contra outros veículos e 25% em decorrência de quedas.

Os acidentes resultaram em 330 feridos, e oito óbitos. Ao longo do ano a Litoral Sul promove a campanha Viva Motociclista, que tem como princípio conscientizar os usuários sobre trânsito seguro e contribuir para reverter esse cenário. 

Nesta edição, uma equipe da Litoral Sul – - Concessionária responsável, desde 2008, pelo trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça (SC) formado pelo contorno leste de Curitiba e pelas BRs 376 e 101. – ministrou palestra com instrução prática de direção defensiva a partir de simulador eletrônico, realizou checklist mecânico nas motocicletas, e ofereceu exames básicos de saúde aos condutores.

A campanha Viva Motociclista é uma das ações de Responsabilidade Social Corporativa da Arteris/Autopista Litoral Sul. Desde 2010, mais de 2.300 condutores foram atendidos pela campanha. 

Dados sobre acidentes envolvendo motociclistas na BR-101, entre janeiro e junho de 2017.

Região entre Governador Celso Ramos e Palhoça, do km 173 ao km 220:

Vítimas

Fatais: 8

Graves: 7

Vítimas moderadas: 13

Vítimas leves: 310

 

Motivo do acidente       

Outros: 14

Colisão: 292

Queda de moto: 103

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários