Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Rede municipal de São José recebe primeiro professor com deficiência visual total

Publicado em 04/07/2017 Editoria: Esportes Comente!


Josué Leandro é formado em Pedagogia e Jornalismo - Fotos: SME-CPE/PMSJ

Josué Leandro é formado em Pedagogia e Jornalismo - Fotos: SME-CPE/PMSJ

Este ano, a rede municipal de ensino de São José realizou a contratação de um professor com deficiência visual total. Josué Leandro da Rosa Coelho é revisor dos materiais didáticos e pedagógicos em Braille produzidos no Centro de Apoio Pedagógico (CAP) para atendimento a alunos com deficiência visual no Centro de Referência Educação Especial.

Formado em Pedagogia e Jornalismo, realizou a prova para ser professor admitido em caráter temporário (ACT) no ano passado e agora integra o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação. Para Josué, ser revisor do CAP de São José é uma tarefa desafiadora e inovadora, pois o trabalho que realiza ajudará muitas crianças no processo de aprendizagem.

"No Centro de Referência Educação Especial estabeleci diversas conquistas. Destaco a integração com os colegas, apoio, receptividade e o mais importante de tudo, a amizade como resultado de uma interação", avalia. Como o primeiro profissional com deficiência a atuar na rede municipal de ensino, o professor sente que tem muita responsabilidade e dedicação pelo trabalho que realiza.

Ele conta que também foi aluno da rede pública e são muitas as dificuldades que enfrentou naquela época, como a demora para receber os livros adaptados em Braille. Segundo Tatiana Passig, transcritora e colega de trabalho de Josué, "as pessoas com deficiência visual mostram autonomia nas mais variadas atividades do cotidiano e, muitas vezes, surpreendem as pessoas".

Na rede municipal de ensino, os deficientes visuais participam de diversas atividades. Isso comprova que a deficiência não cria impossibilidades, mas sim reforça a participação de todos na sociedade. A Secretaria Municipal de Educação de São José informa que há 350 alunos deficientes na rede, e que contam com acompanhamento especializado de profissionais formados para tornar o ensino acessível a todos. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários