Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Profissionais e alunos promovem humanização de ambientes de unidade de saúde em Itajaí

Publicado em 29/06/2017 Editoria: Esportes Comente!


Profissionais do posto de saúde de Cordeiros em parceria com os alunos do curso de Enfermagem da Univali desenvolveram três ações com o intuito de deixar os ambientes da unidade de saúde mais interativos e humanizados. Eles criaram uma horta com plantas medicinais para os funcionários e pacientes, transformaram uma sala subutilizada em um espaço mais atrativo para as consultas de puericultura e promovem o incentivo à leitura com uma geladeira de livros instalada na recepção.

As ações foram propostas pelos alunos de Enfermagem e apoiadas pelos servidores da unidade de saúde, que se uniram para ajudar a custear os projetos. “Foi um trabalho coletivo que integrou todos os profissionais da unidade com os estudantes. O objetivo é mostrar que a promoção da saúde vai muito além das técnicas e da assistência, mas passa pelo lazer, integração, socialização e humanização dos espaços”, pontua a professora do curso de Enfermagem, Maria Denise Mesadri Giorgi.

A horta instalada atrás da unidade conta com plantas medicinais, hortaliças e temperos que poderão ser usados pelos servidores da unidade e na preparação de chás para os pacientes do posto. Ela também estimula o uso das práticas integrativas e complementares através da fitoterapia. Já a sala que foi transformada pelos alunos e profissionais ganhou desenhos e pintura nova para acalmar as crianças e proporcionar um melhor acolhimento dos pequenos.

“Era uma sala que estava subutilizada e mudou totalmente com a nova pintura. Agora será aproveitada bem mais para atendimento das crianças”, conta a coordenadora da unidade de saúde, Natiane Magali Crispim Alves. Além disso, na recepção, os alunos reformaram uma geladeira e criaram um espaço interativo para uso dos pacientes que ficam na espera por algum procedimento.

A geladeira recebeu as expressões “Você tem fome de quê?” e “Descongele uma ideia!” para incentivar os moradores a fazer uma pausa para leitura enquanto estiverem na unidade. “Foi um trabalho muito bom para humanizar os espaços e mostrar que saúde não é só cuidar de doenças. Os estudantes são muito ativos e dedicados, propuseram várias ações e os profissionais abraçaram as ideias e a parceria”, completa a enfermeira da unidade do Cordeiros, Loriana Guaresi.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários