Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inaugurada nova central hidrelétrica na Serra catarinense

Publicado em 12/11/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 11, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) João Borges, em Campo Belo do Sul. 

A PCH, que recebeu investimentos de cerca de R$ 172 milhões, tem capacidade instalada de 19 megawatts (MW) – o suficiente para atender o consumo de aproximadamente 150 mil habitantes.

A ordem de serviço para a implantação da PCH foi assinada em junho de 2010. Antes, disso a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) atuou para garantir a recolocação das famílias atingidas, bem como a sobrevivência do ecossistema.  

Os pareceres técnicos emitidos na época declararam a obra sustentável. “O governo do Estado, através da Fatma, procurou acelerar o processo de licenciamento ambiental, inclusive queremos entrar em um processo de revisão de toda legislação para desburocratizar e permitir que novos investimentos possam acontecer”, destacou Ponticelli.

Em operação plena desde julho deste ano, a unidade aproveita o potencial hidrelétrico do rio Caveiras, entre os municípios de São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Lages, na região Serrana. A estrutura foi construída em uma barragem com 22 metros e possui três unidades geradoras, assegurando a produção de 10,12 MW de energia.

“É um investimento significativo do governo federal que acaba movimentando e aquecendo a economia de toda região gerando oportunidade de emprego e renda. Outro fator importante é o de ajudar no atendimento a crescente demanda por energia elétrica no Estado”, explicou o governador em exercício.

A construção da PCH é um resultado do Acordo de Cooperação Brasil-Alemanha no Setor de Energia, firmado em 2008 com a Eletrosul. As obras foram financiadas pelo banco de fomento KfW com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários