Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Curso e Seminário da Rota dos Butiazais será realizado na Acordi, em Imbituba

Publicado em 16/02/2017 Editoria: Esportes Comente!


Foto:Ezequiel Antonio de Moura

Foto:Ezequiel Antonio de Moura

A Associação Comunitária Rural de Imbituba receberá de 16 a 18 de fevereiro a Rota dos Butiazais, projeto da Embrapa que propõe articular os saberes locais com a conservação e o uso sustentável do Butiá

Nativa e outrora abundante no Litoral Sul Catarinense e na costa Norte do Rio Grande do Sul, a palmeira Butia catarinensis agora encontra-se na lista de tantas espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção. Para sensibilizar o público em prol do uso e manejo consciente do butiá e dar visibilidade aos seus usos gastronômicos e artísticos, a Embrapa, juntamente com o ICMBio - Apa da Baleia Franca, ACORDI - Associação Comunitária Rural de Imbituba, IFSC Garopaba e o projeto BUTIÁ catarinensis promovem o “IV Seminário da Rota dos Butiazais”, com o apoio da Prefeitura de Imbituba, via Secretaria de Educação (SEDUC) e Secretaria de Agricultura, Pesca e Infraestrutura (SEAPI)&8203;. O evento acontece no dia 18 de fevereiro, a partir das 9h, no Barracão da ACORDI, nos Areais da Ribanceira. Para a ACORDI "Sediar este evento não significa apenas comemorar a colheita do butiá, mas discutir os aspectos relacionados ao seu manejo e a manutenção do patrimônio imaterial que o envolve".

Na programação, são destaques a oficina "Mapeamento Comunitário dos Butiás", que será realizada pelo IFSC Garopaba, a apresentação dos resultados de pesquisas realizadas pelo Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica da UFSC nos Areais da Ribanceira, e esclarecimentos sobre o transplante de butiás e a Instrução Normativa que vem sendo elaborada para viabilizar esta atividade, além da apresentação do documentário "Amamos Butiá" e da conversa sobre a Fortaleza do Butiá Sem Fronteiras, do Movimento Slow Food. E claro, tudo combinado com receitas saborosas preparadas com esta frutinha que povoa as memórias de quem nasceu ou vive no sul do Brasil.

A Rota dos Butiazais é uma projeto da Embrapa que se propõe a  articular os saberes locais com a conservação e o uso sustentável dos butiás. Constitui uma rota cultural vinculada aos territórios com remanescentes de ecossistemas de butiazais no Brasil, Uruguai e Argentina. A conservação dos butiazais pelo uso será discutida no Curso de Manejo de Butiazais (dias 16 e 17 de fevereiro - evento exclusivo para a comunidade da ACORDI) e no IV Seminário da Rota dos Butiazais (dia 18 de fevereiro - aberto ao público), em Imbituba.

O ICMBio, através da APA da Baleia Franca, também participa do evento. Além da presença dos técnicos da APA, o Instituto também viabiliza a vinda dos especialistas da Embrapa de Pelotas e do Agrônomo e Analista Ambiental do ICMBio Walter Steenbock, que irão ministrar juntos o Curso de Manejo de Butiazais. Para a APA da Baleia Franca, o curso acontece num momento importante, quando o Manejo dos Butiazais deverá ser tratado como um tema prioritário do ponto de vista social e ambiental, durante o processo de elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

Junto com o aporte dos técnicos, a participação das comunidades extrativistas de butiá no evento também é fundamental. Um exemplo é a própria comunidade dos Areais da Ribanceira, onde agricultores e pescadores construíram um modo específico de criar, trabalhar e viver que garante a sua reprodução física, social e cultural, combinando a pesca artesanal com o cultivo itinerante da mandioca e a extração de plantas nativas, como butiá. Foi graças a esse patrimônio imaterial e genético que centenas de famílias de Imbituba conseguiram se manter também na atividade extrativa ao longo das gerações, colocando o município como uma das principais produtoras de butiá da região da Amurel - Associação de Municípios da Região de Laguna. A importância da extração deste fruto ultrapassa os índices estatísticos, pois na sua extração estão incutidos valores culturais, sociais e ambientais.

Formado em 2016, o projeto BUTIÁ catarinensis contribui na organização do Seminário com o objetivo de articular propostas para garantir o saber fazer desse bem patrimonial, criando novas oportunidades e interagindo com a comunidade para o desenvolvimento de produtos, onde a cultura das comunidades tradicionais possam ganhar vida, forma e cor.

O IFSC Garopaba participa do evento através do Projeto de Extensão "Caminhos do Butia catarinensis", que tem como objetivo estruturar uma rede de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o Butia catarinensis, desenvolvendo atividades de integração e geração de renda sob o viés da economia solidária, contribuindo com a valorização e conservação da espécie. O projeto visa ainda a elaboração de roteiros de turismo cultural/gastronômico com foco nesta espécie, como forma de valorização e divulgação da necessidade de preservação dos butiazais remanescentes.

A participação no IV Seminário da Rota dos Butiazais é gratuita, mediante inscrições antecipadas.

PROGRAMAÇÃO

9h - Abertura

9h20 - Palestra: "Rota dos Butiazais" - Rosa Lía Barbieri (Embrapa)

9h35 - Café com produtos do butiá

10h - Oficina: Mapeamento Comunitário dos Butiás - Elisa Serena Gandolfo Martins (Projeto Caminhos do Butia catarinensis, Instituto Federal Santa Catarina/IFSC - Câmpus Garopaba)

12h - Almoço na Roça ao som da viola de Zeh Rocha

13h - Oficina culinária: "Bolo de Butiá" - Marene Marchi (Embrapa)

14h - Resultados de pesquisas sobre o butiá realizadas nos Areais da Ribanceira - Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica (LEHE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

14h30 - Exibição do documentário "Amamos butiá" (Embrapa)

14h45 - O Movimento Slow Food e a Fortaleza do Butiá Sem Fronteiras - Antônio Augusto dos Santos

15h15 - Possibilidades para o artesanato do Butiá - Gláucia Maindra (BUTIÁ catarinensis) e Marene Marchi (Embrapa)  

15h35 - Intervalo com apresentação do "Boi de Mamão da Justina"

16h15 - Apresentação da Instrução Normativa sobre Transplante de Butiás - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SEDES)

16h35 - Apresentação do Relatório de Transplantes de Butiás da Sulgesso - Olivar Francisco Filho

16h55 - Técnicas de Transplante de butiás adultos - José Luís Antúnez (Rivera/Uruguai)

17h30 - A importância da Comunidade Tradicional dos Areais da Ribanceira  para a manutenção dos butiazais no território - Marlene Borges e Luís Farias (ACORDI)

18h - Vivência de Encerramento no Berçário de Butiás - Coletivo TaiáTerra de Condução Ambiental Local

Espaço Cultural

- Exposição "Vida no butiazal", com fotos de butiazais, fauna e flora associados, colchão de crina de butiá e produtos de artesãos e agroindústrias (Embrapa)

- Distribuição de 200 exemplares do livro "Vida no butiazal" (Embrapa, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e Projeto RS Biodiversidade)

Feira de Artesanato Butia catarinensis

- Produtores de Imbituba, Laguna e Garopaba

› FONTE: Biblioteca Pública Municipal de Imbituba

Comentários