Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Transporte marítimo: teste com a linha ilha-continente é realizado

Publicado em 09/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A ideia é que o sistema seja implantado ainda este ano

Nesta sexta-feira (08), a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), realizou uma viagem do possível trajeto entre ilha e continente. O teste faz parte do projeto que colocará em operação o transporte marítimo em caráter experimental na cidade de Florianópolis. A embarcação saiu do Centro e foi até o bairro Abraão, na região continental.

O trajeto que de carro levaria 40 minutos, em horário de pico, foi feito em 15 minutos. O projeto ajudará a diminuir os problemas de mobilidade urbana da região.

Trapiches

Os documentos necessários já estão nas mãos do proprietário do Acquabus, Aldo Maciel, inclusive o certificado de segurança da navegação. Para o início da operação é necessário apenas que trapiches flutuantes sejam colocados em quatro pontos da cidade: Centro, Canasvieiras, Ribeirão da Ilha e Abraão. A ideia é que o sistema seja implantado ainda este ano.

O transporte, que tem lugar para 45 passageiros e três tripulantes, ficará em operação por 90 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 90. Ao final do processo, se aprovado o sistema, haverá licitação para exploração do serviço.

“Estamos trabalhando com muita cautela quanto à implantação desse modal. Faremos tudo de forma correta para não decepcionarmos a população”, disse o secretário de mobilidade urbana, Valmir Piacentini.

Integração

Para quem utiliza bicicleta a novidade é que futuramente a parte superior do barco poderá ser adaptada. Com isso, haverá lugar para transportar 15 bicicletas comuns e cinco dobráveis. 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários