Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mais de 3.500 produtores rurais serão beneficiados com cursos gratuitos do Senar/SC

Publicado em 05/01/2017 Editoria: Educação Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Mensalmente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece centenas de treinamentos totalmente gratuitos para os produtores rurais de todas as regiões do Estado

A cada mês novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em janeiro, os produtores rurais terão acesso gratuito a 221 cursos. Serão capacitados 3.536 empreendedores rurais em todo o território catarinense.

Treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de doma racional de equídeos de 16 a 20 de janeiro em Canoinhas. De18 a 19 São Bento do Sul terá o curso de cultivo de plantas medicinais. Nos dias 23 e 24 os municípios de Campo Alegre e Monte Castelo terão, respectivamente, as qualificações de conservas de frutas, hortaliças e temperos e qualidade do leite. Dias 25 e 26 a capacitação em processamento de carne de frango será oferecida em Major Vieira. Encerrando o mês, o treinamento de confeitaria será promovido em Porto União nos dias 31 e 1º de fevereiro.

O Vale do Itajaí terá o curso de culinária de peixes e frutos do mar nos dias 16 e 17 em Itapema. De23 a 26 ocorrerá o treinamento de artesanato com pintura em Leoberto Leal. A capacitação de produção caseira de pães e biscoitos será em Benedito Novo de 25 a 27 de janeiro. Nos dias 30 e 31 os municípios de Balneário Piçarras, Presidente Getúlio e Vidal Ramos terão, respectivamente, as qualificações de processamento de carne de frango, casqueamento e ferrageamento de equídeos e inclusão digital rural – informática básica 2.

A região Sul receberá nos dias 16 e 17 o curso de turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios em Imbituba. No dia 24 ocorrerá em Turvo a qualificação de emissão de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural. De 24 a 26 os municípios de Grão Pará e Sangão receberão, respectivamente, as capacitações de cestaria e objetos decorativos com fibra de bananeira e bordado com Patchcolagem. Dias 26 e 27 Balneário Arroio do Silva terá o curso de primeiros socorros. Nos dias 30 e 31 o treinamento de olericultura básica será em Braço do Norte.

No Leste a qualificação de empreendedorismo rural está marcada para os dias 18 e 19 em São Pedro de Alcântara. De 18 a 20 acontecerá em Tijucas a capacitação de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. De 20 a 23 o treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias será promovido em São José. Nos dias 26 e 27 Governador Celso Ramos terá o curso de operação e manutenção de roçadeiras. Nos dias 30 e 31 a qualificação de comercialização na propriedade rural acontecerá em Palhoça. No mesmo período a capacitação de produção de pólen apícola será em São Bonifácio.

Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de artesanato de costura em tecidos de 19 a 25 em Campo Belo do Sul. Bom Retiro terá de 23 a 25 o treinamento de produção caseira de pães e biscoitos. A capacitação de artesanato em tear com lã de ovelha será promovida de 24 a 27 em Frei Rogério. Nos dias 25 e 26 ocorrerá em Cerro Negro a qualificação de controle agroecológico de pragas e doenças. Alfredo Wagner terá nos dias 26 e 27 o curso de criação de abelha rainha e no mesmo período Curitibanos recebe o de produção caseira de massas para congelamento.     

O Meio Oeste terá nos dias 16 e 17 as capacitações de operação e manutenção de ordenhadeiras em Campos Novos e de floricultura em Joaçaba. De16 a 18 o curso de artesanato em couro será promovido em Herval D&39;Oeste. O treinamento de rédeas acontecerá de 16 a 20 em Catanduvas. O município de Brunópolis terá de 19 a23 a qualificação de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes. Nos dias 30 e 31 acontecerá em Erval Velho o curso de instalação e manutenção de rédeas elétricas.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de ensilagem no dia 16 em Ipumirim. No dia 17 acontecerá em Irani o curso de emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA). Quilombo terá nos dias 18 e 19 o treinamento de derivados do leite. No dia 24 acontecerá em Seara a qualificação de fluxo de caixa da atividade rural. Nos dias 26 e 27 a capacitação de bordados em chinelos será oferecida no município de Abelardo Luz. O treinamento no programa 5S será no dia 30 em Coronel Freitas.      

A região Extremo Oeste receberá de 17 a 20 o curso de artesanato de bordado em São José do Cedro. Nos dias 18 e 19 ocorrerá em Romelândia a capacitação de inclusão digital rural – iniciação à informática. Jupiá terá nos dias 19 e 20 a qualificação de confeitaria. O treinamento de derivados de leite será promovida em Galvão nos dias 25 e 26. Campo Êre terá de 25 a 27 o curso de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes. O município de Dionísio Cerqueira receberá no dia 31 a capacitação de emissão de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural.

› FONTE: MARCOS A. BEDIN

Comentários