Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis recebe encontro nacional de presepistas

Publicado em 07/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Atividade integra programação, que acontece até sábado (9), em comemoração aos 40 anos do Presépio da Praça 15 de Novembro, criado pelo pesquisador e folclorista Franklin Cascaes

 Difundida no século 12 por São Francisco de Assis, a reprodução da cena bíblica do nascimento de Jesus em um presépio tornou-se uma tradição em várias culturas nas celebrações do Natal. O tema vem inspirando o trabalho de pessoas que se especializam em elaborar verdadeiras obras de arte, com variados tamanhos e materiais, unindo fé e criatividade.

Alguns desses artistas participam do I Encontro Nacional de Presepistas, que acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 14 horas, no Teatro da Ubro, na Capital. Promovido pelo Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, o evento tem patrocínio da Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes.

O encontro faz parte de uma programação especial em comemoração aos 40 anos do presépio da Praça 15 de Novembro, que será inaugurado nesta quinta-feira (7), às 19h30, mantendo uma tradição iniciada em Florianópolis pelo pesquisador e folclorista Franklin Cascaes, em 1973.

As atividades vão contar com a presença da diretora da Federação Mundial de Presepistas (Un-Foe-Prae/Universalis Foederatio Praesepistica), Ida Dimmer, além de convidados de algumas cidades do Brasil e também da região da Bavária, na Alemanha.

A agenda de atividades inclui ainda a inauguração do presépio do artista plástico catarinense Jone Cezar de Araújo, premiado na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, realizada em 2005, em Roma, na Itália, onde concorreu com obras de 35 países.

A instalação, que poderá ser visitada no Palácio Cruz e Sousa, juntamente com obras de outros seis artistas integra o Circuito de Presépios Brasileiros que terá exposição em diversos pontos da cidade e em São José. As mostras são abertas à visitação pública, conforme horário de atendimento em cada local.

Entre os presepistas participantes do encontro destacam-se Hugo Coimbra, Paulo e Osmarina Vilalva (Florianópolis), Geraldo José Germano (São José), Samara Will (São Francisco do Sul), Doralice Horn (Mafra), Sônia Peres, Eliane e Hilário Voigt (Itajaí), Sueli Mota (Penha) e Silvia Stützer (Joinville), Tânia Lemos (Rio de Janeiro), Niwson e Anelise Moser (Alemanha).

SERVIÇO

O Quê: 1º Encontro Nacional de Presepistas

Quando: Quarta-feira (6/11) – 15h (abertura)

Onde: Teatro da Ubro Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro

Quanto: gratuito

 

O Quê: Inauguração do Presépio da Praça 15 de Novembro (40 anos)

Quando: Quinta-feira (7/11) – 19h30

Onde: Praça 15 de Novembro – Centro

Quanto: gratuito

 

O Quê: Inauguração do Presépio de Roma (criado por Jone Cezar de Araújo)

Quando: Sexta-feira (7/11) – 20h30

Onde: Palácio Cruz e Sousa

Praça 15 de Novembro, 227 – Centro

Quanto: gratuito

 

 

 

› FONTE: Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina

Comentários