Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José iniciará distribuição de carnês do IPTU em janeiro de 2017

Publicado em 20/12/2016 Editoria: São José Comente!


Os contribuintes têm até o dia 13 de fevereiro para pagar a cota única ou a primeira parcela

A Prefeitura de São José iniciará a distribuição de carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2017 no dia 2 de janeiro. A partir desta data, a versão online estará disponível no site da Prefeitura. Os contribuintes têm até o dia 13 de fevereiro para pagar a cota única, a primeira das duas parcelas com desconto ou a primeira das 11 parcelas.

Este ano, a correção será de 7,87% calculada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumido Amplo), referente ao período de novembro de 2015 a outubro de 2016. O índice ficou acima da inflação oficial do país em 2016, que fechou em 6,99% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista ou em duas parcelas terá desconto de 20%. Quem está em dia com a Prefeitura (sem dívidas com o Município até o dia 15 de dezembro de 2016), ainda tem direito a mais 5% de desconto sobre o saldo dos 80% restantes (100% - 20%), o que corresponde a 4%, totalizando um desconto final de 24%.

Todos os contribuintes receberão os carnês do IPTU no endereço cadastrado, assim como nos anos anteriores. A diferença deste ano é o número de guias que serão emitidas. Por exemplo, quem optar pelo parcelamento, receberá somente a primeira e a segunda parcela em janeiro. Assim que for identificada forma de pagamento, a administração municipal encaminhará as outras nove guias. Já os cidadãos que optaram por cota única ou duas parcelas receberão apenas as guias de acordo com a forma de pagamento escolhida.

A administração municipal optou pela mudança para diminuir os custos de impressão, envio pelo Correios.

O secretário adjunto de Receita, João Paulo Mosena, ressalta a importância de realizar o pagamento na data do vencimento. "Os cidadãos que optarem pelo parcelamento em duas vezes precisam realizar o pagamento da segunda parcela até 13 de março, caso contrário perdem o desconto", explica o secretário adjunto.

Mosena destaca ainda que embora tenha havido uma redução no percentual de desconto, a Prefeitura mantém um desconto até 24%. "Esse desconto ainda é maior que o percentual dos municípios da Grande Florianópolis", complementa João Paulo Mosena.

Para emitir a guia de pagamento, o contribuinte deve ter em mãos o número do CPF, ou CNPJ ou inscrição do imóvel. Quem não receber o carnê do imposto até o dia 25 de janeiro, não puder imprimir pelo site ou tiver dúvida referentes aos valores, deve procurar o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Avenida Beira-Mar de São José, onde será montada uma estrutura para atender as demandas do IPTU 2017.

Atualização cadastral

Mais de 17 mil cadastros de São José estão com dados incompletos, entre eles pessoa física e jurídica, que estão sem CPF e CNPJ cadastrados no sistema, o que impede a geração de carnês do IPTU. Uma guia para atualização cadastral será encaminhada junto com o carnê para que a população atualize os dados necessários para receber o carnê do imposto em casa.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários