Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casan contrata melhorias para a ETE Potecas

Publicado em 19/12/2016 Editoria: São José Comente!


Na manhã da última sexta-feira, 16, foi concluído o processo de licitação realizado pela Casan para a contratação de serviços de obra civil com fornecimento de material para operacionalização dos reatores anaeróbios da Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas, do Sistema Integrado de Esgotos Continental, localizada em São José. A empresa vencedora foi a Marco Projetos e Construções Ltda, que apresentou a proposta de R$ 3 milhões e 65 mil para realizar o trabalho.

Será feita a retirada da cobertura existente dos reatores anaeróbios e instalação da nova cobertura flutuante, de geomembrana em PEAD. Além disso o sistema de distribuição de fundo dos reatores anaeróbios será readequado e reformado o canal de distribuição dos reatores anaeróbios. A obra inclui ainda a construção de um acesso de veículos para retirada do lodo de fundo dos reatores anaeróbios.

A expectativa é que o contrato seja assinado nas próximas semanas, com a homologação do processo. A partir da assinatura a empresa tem quatro meses para concluir o trabalho.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas é uma das mais antigas da Casan, em operação desde a década de 1990. Com o passar dos anos o entorno passou a ser ocupado, e começaram a surgir reclamações dos novos moradores pelo cheiro exalado das lagoas que fazem o tratamento. Desde 2010 funciona com reator anaeróbio além das três lagoas de estabilização, com tratamento do tipo secundário. Atende uma população de 86 mil 769 habitantes, moradores de São José e da parte continental de Florianópolis, trabalhando com uma vazão média de 277 litros por segundo. Mas tem capacidade para tratar até 417 l/s.

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da Casan

Comentários