Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ex-Secretário de Saúde de Botuverá é preso preventivamente

Publicado em 19/12/2016 Editoria: Esportes Comente!


Benoni Sidnei Brizolla foi denunciado pela prática dos crimes de execício ilegal da medicina e de tráfico de drogas. O mandado de prisão foi cumprido pelo GAECO nesta quinta-feira (15/12).

Botuverá, dezembro de 2016 – O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve, em segundo grau, a prisão preventiva de Benoni Sidnei Brizolla, ex-Secretário de Saúde do Município de Botuverá Benoni Sidnei Brizolla, denunciado pela prática dos crimes de execício ilegal da medicina e de tráfico de drogas.

A denúncia da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque relata que, enquanto ocupou o cargo de Secretário de Saúde, Benoni exerceu a profissão de médico, realizando consultas gratuitas e ministrando medicamentos a pessoas da região sem possuir licença e qualificação para tanto.

De acordo com o Promotor de Justiça Daniel Westphal Taylor, no decorrer da investigação, em cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram encontrados na sala do então Secretário medicamentos de uso controlado, alguns inclusive considerados entorpecentes -- como codeína e morfina - que o denunciado entregava aos pacientes sem qualquer controle ou receita médica. O Ministério Público ainda apura se os medicamentos eram desviados da Secretaria de Saúde do Município ou do SAMU de Balneário Camboriú, onde Benoni trabalhava como enfermeiro.

O pedido de prisão preventiva foi feito pela Promotoria de Justiça em função de, atualmente, o denunciado trabalhar como enfermeiro no Hospital Monsenhor José Locks, em São João Batista, e no Hospital Governador Celso Ramos, Florianópolis. Assim, com livre acesso a medicamentos e pacientes, o Ministério Público receia a repetição das condutas criminosas.

O pedido de prisão preventiva foi, inicialmente, negado pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Brusque. O Ministério Público, então, recorreu ao tribunal de Justiça, que deferiu a expedição do mandado por maioria da Segunda Câmara Criminal.

O mandado de prisão preventiva foi, então, expedido pelo Juízo da Comarca de Brusque e cumprido pelo GAECO nesta quinta-feira (15/12). Benoni foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de Brusque. A decisão é passível de recurso. (Ação n. 0002696-74.2016.8.24.0011)

› FONTE: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Comentários