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Prefeitura de Joinville diz que Uber é ilegal na cidade

Publicado em 09/12/2016 Editoria: Esportes Comente!


Foto: divulgação internet

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Uber começará a operar em Joinville e Blumenau às 14h desta sexta (9). Em nota, prefeitura informou ainda que serviço está sujeito a penalidades

Nesta sexta-feira (9), a prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, divulgou uma nota informando que os serviços de transporte privado de passageiros são considerados ilegais no município. A publicação ocorre no mesmo dia em que a Uber começa a operar em Joinville e Blumenau, a partir das 14h. A prefeitura de Blumenau estuda se deve interferir e de que forma isso seria feito.

 Em Florianópolis, o serviço foi implantado no dia 30 de setembro e enfrenta resistência entre os taxistas. Nesta semana, a Justiça concedeu uma liminar que garante o funcionamento do serviço de transporte na cidade.

A prefeitura de Joinville declarou ainda que os serviços de transporte privado de passageiros estão sujeitos a penalidades. A fiscalização é feita pela Unidade de Transporte, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

“No momento, não há projeto de lei sendo elaborado com propósito de normatizar os serviços de transportes de passageiros privados, que não sejam táxis, solicitados exclusivamente através de aplicativos ou outras tecnologias”, diz a nota.

Funcionamento

A Uber afirma ter respaldo legal na lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê o transporte público individual e o transporte privado individual, onde se encaixaria. No entanto, até agora foi regulamentado em três cidades brasileiras: São Paulo, Brasília e Vitória.

Assim como Florianópolis, em Joinville e Blumenau a empresa começará a operar com o serviço Uber X, que prevê carros de quatro portas com ar-condicionado, fabricados a partir de 2008.

O usuário precisa ter um aplicativo, pelo qual é possível ter informações sobre o motorista, veículo e percurso. Segundo a empresa, todos os motoristas passam por uma triagem de antecedentes criminais.

&39;Desafio de mobilidade&39;

"Estamos sempre de olho em cidades que tenham desafios de mobilidade e número grande de carros particulares", afirmou Pedro Prochno, gerente de comunicação da Uber no Brasil, sem revelar os planos de expansão da empresa no estado. "Por enquanto, Blumenau e Joinville [além da capital]".

A empresa também não divulga o número de motoristas já cadastrados para atuar nas duas cidades catarinenses: "Há mais demanda de manhã cedo e no fim da tarde. Os motoristas parceiros da empresa é que definem quantas horas e em que dias vão trabalhar. Nosso trabalho é equilibrar a oferta e a demanda", disse o gerente.

Expansão

Prochno afirma que usuários de cidades vizinhas poderão se valer dos serviços da Uber, assim como acontece em Guarulhos e São Paulo, por exemplo, em razão de proximidade e do fluxo de pessoas que transitam entre os municípios das regiões de Blumenau e Joinville.

Questionado sobre a falta de motoristas disponíveis em regiões como Norte e Sul de Florianópolis, Prochno afirma que o serviço é balizado pela demanda. "A expansão começa sempre pela região central, e gradativamente vai aumentando o número de carros".

Sindicatos de taxistas vêem o Uber como uma concorrência desleal. Eles afirmam que os motoristas cadastrados na prefeitura têm investido para melhorar o serviço prestado à população. A empresa afirma que que não há prejuízo para os táxis com a chega do serviço. "A ideia é trazer mais gente para o universo de compartilhamento de modais".

› FONTE: G1 SC

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