Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça renova parceria com universidade para capacitação de professores

Publicado em 09/12/2016 Editoria: Palhoça Comente!


A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Educação de Palhoça, e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, estão fomentando, desde o início deste ano, o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas aos Direitos Humanos para os professores do ensino público fundamental (1° ao 9° ano). Apesar de estar presente nos parâmetros curriculares do Ministério da Educação, essa temática é pouco explorada pelos educadores do país, de modo geral, e este projeto municipal vai ter continuidade no próximo ano devido aos excelentes resultados apresentados.

Desde o início, o programa tem a participação expressiva dos alunos. A Escola Municipal Reinaldo Weingartner tem incentivado a realização de assembleias estudantis, possibilitando que os alunos sejam ouvidos e manifestem opiniões sobre a realidade e os rumos da escola. Outra experiência bem sucedida está sendo aplicada na Escola Neri Brasiliano Martins, onde os alunos do 2º ano (7 e 8 anos) estão desenvolvendo trabalhos sobre artigos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Já na Escola Municipal Laurita Wagner da Silveira, crianças também do 2º ano escreveram um dicionário com conceitos de palavras referentes aos direitos humanos, como: liberdade, igualdade, cidadania. Um exemplo desses conceitos é o de paz, para a aluna Pâmela, de 8 anos: "paz é o abraço dos amigos". Na Escola Municipal Mara Luzia Viera Liberato os alunos construíram cartilhas ilustradas com todos os artigos da declaração universal dos direitos humanos.

Segundo o prefeito Camilo Martins, a iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa realizada na rede municipal, que apontou os principais tipos de preconceitos enfrentados pela juventude. "Na prática, os participantes das oficinas adquirem conhecimentos inerentes aos direitos fundamentais, ao respeito às diferenças e ao combate a todos os tipos de preconceito e os levam, de forma didática, até as salas de aula. Pretendemos nos tornar referência na área", explicou.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Palhoça

Comentários