Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeito e secretários vistoriam prejuízos causados pelo vendaval

Publicado em 06/12/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Leste e Sul da Ilha foram visitados e, entre os principais estragos, estava o destelhamento de estabelecimentos de ensino

O prefeito Cesar Souza Junior vistoriou na tarde desta segunda-feira (5) as regiões do Leste e Sul da Ilha acompanhado dos secretários de Obras, Rafael Hahne, e da Educação, Rodolfo Pinto da Luz. Estiveram na Lagoa da Conceição, no Canto da Lagoa, na Joaquina, no Campeche, no Morro das Pedras e na Armação para verificar os danos que a ventania da madrugada de domingo provocou em Florianópolis.

Durante a vistoria, ficou claro que o principal desafio com relação à Avenida das Rendeiras, após o restabelecimento da energia, será a limpeza dos galhos de árvores na borda da pista e nas servidões próximas. Já no Canto da Lagoa, muitos abrigos de ônibus foram danificados, sendo que alguns chegaram, inclusive, a tombar por inteiro. De acordo com Hahne, estes trabalhos de limpeza e de retirada dos abrigos levarão cerca de 10 dias.

Na Joaquina, o maior problema foi a invasão das dunas na pista.

No Campeche, o posto de saúde ainda foi encontrado às escuras, ainda que a Celesc e a secretaria de Obras, a Comcap e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) estejam trabalhando para atender às demandas. Ainda de acordo com o secretário de Obras, o levantamento dos estragos está sendo feito "para alimentar o sistema da Defesa Civil do município e buscar recursos para recuperação da pavimentação e drenagem".

Educação

Na Armação, a Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos teve o ginásio destelhado, mas uma força-tarefa que envolveu diretor, professores e a empresa que presta manutenção para a secretaria da Educação realizou rapidamente a limpeza necessária. A nova telha será recolocada nesta terça-feira (6), assim como os vidros das salas de aula que foram destruídos.

Neste estabelecimento de ensino, as aulas já serão retomadas. Diferente do caso do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Armação, que continuará com as aulas suspensas, o que poderá seguir por toda a semana, devido à destruição do telhado e do beirado de alvenaria. "Até para a segurança das crianças", justifica Pinto da Luz.

O secretário da Educação ainda percorreu a Escola Básica José Amaro, no Morro das Pedras, que já havia sido atingida no último vendaval. Desta vez, o prédio e o ginásio tiveram os telhados destruídos, sendo que eles já foram retirados e serão recolocados nesta terça-feira. Ali, as aulas estão igualmente suspensas por tempo indeterminado.

No Ribeirão da Ilha, a Creche Caetana Marcelino Dias também não terá aula nesta terça-feira. Enquanto na Escola Básica Batista Pereira as crianças já poderão retornar aos bancos escolares. Ambas foram destelhadas.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários