Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Equipes da Casan trabalham para normalizar abastecimento no Norte da Ilha

Publicado em 06/12/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Em Florianópolis equipes da Casan ainda trabalham na tarde desta segunda-feira para recolocar em operação 10 dos 15 poços de captação de água do Sistema Costa Norte que foram atingidos pelo temporal da madrugada de sábado para domingo. A energia já foi restabelecida, mas árvores caídas e rompimentos de fiação dos equipamentos dificultam os trabalhos no local. Mesmo assim a expectativa dos técnicos é que o serviço seja concluído ainda nesta segunda-feira, normalizando o abastecimento para os bairros atendidos pelo Sistema.

Já no Sul da Ilha a Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri voltou a operar no final da manhã desta segunda, após o retorno da energia elétrica. Com isso o Sistema de Abastecimento Costa Leste Sul se normaliza gradativamente. Ainda podem ter problemas de abastecimento aquelas localidades onde a energia elétrica não foi restabelecida, como a Barra da Lagoa, porque as bombas não podem funcionar para levar água até os imóveis.

No bairro João Paulo a energia elétrica não foi restabelecida ainda no loteamento Jardim Pôr do Sol e, portanto, também está com o abastecimento prejudicado, já que é necessária energia elétrica para o funcionamento do sistema.

No Centro de Florianópolis e na região Continental o fornecimento de água está regularizado, podendo apresentar problemas pontuais devido a algum rompimento de rede localizado.

Ao contrário da energia elétrica, que tem retorno imediato, a normalização de um sistema de água acontece gradativamente depois que volta a operar. É necessária pressão suficiente na rede de distribuição para que a água alcance os pontos mais altos e as chamadas &39;pontas de rede&39;, locais mais distantes dos reservatórios e estações. Por isso a Casan pede a colaboração dos usuários das localidades afetadas no sentido de limitar o consumo de água ao essencial até a completa operação dos sistemas, para evitar maiores transtornos para aqueles moradores.

Os sistemas de esgotamento sanitário operam com geradores e não foram afetados pela pane de energia elétrica. A partir de 15 de dezembro serão instalados geradores também nas unidades dos sistemas de abastecimento, conforme prevê o Plano Verão da Casan.

A Casan atualiza a situação do abastecimento na sua página no facebook. E dispõe de chat na sua página na internet – www.casan.com.br e da central de atendimento 0800 643 0195 para informações e solicitações de serviços.

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da Casan

Comentários