Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Câmpus Florianópolis do IFSC promove seminário gratuito sobre inovação e dados abertos conectados

Publicado em 02/12/2016 Editoria: Geral Comente!


O curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) do Câmpus Florianópolis do IFSC, em parceria com a UFSC e o CNPq, promove nesta segunda (5) o Seminário de Inovação e Dados Abertos Conectados, no auditório Alberto Aparecido Barbosa, a partir das 9h (Avenida Mauro Ramos, 950).

“A web hoje é um grande repositório de dados e o desafio que temos hoje é de unirmos empresas privadas, governo e instituições de pesquisa para, juntos, desenvolvermos aplicações que usem esses dados para solucionar problemas e criem oportunidades para nossa sociedade", explica o professor Antônio Pereira Cândido, um dos organizadores do evento. “Por meio do acesso a esses dados, por exemplo, a população pode ajudar o gestor público a aplicar melhor os recursos”, explica.

 A programação discussões desde como se dá o processo de inovação nas organizações, ecossistemas de inovação, até sobre as tecnologias semânticas e dados abertos conectados e quais aplicações são consideradas para a utilização dessas tecnologias.

Serão abordados temas como os conceitos de ecossistema de inovação, a concepção de governança desses ambientes e a contribuição que dados abertos conectados podem oferecer.

 De acordo com o professor Antônio Cândido, “a academia está disposta a aceitar os desafios de desenvolver aplicações que façam com que empresas possam atender bem a seus clientes e o governo trabalhar melhor em prol do bem comum”. “Isso faz parte da proposta de inovação da Tríplice Hélice, que propõe a parceria entre governo, instituições privadas e o ambiente acadêmico. Nosso objetivo, nesse evento, é dar vida a essa imagem da Tríplice Hélice. É um cenário onde, por meio da cocriação e da inovação aberta, você pode ter duas empresas concorrentes que se unem para criar uma solução”.

As inscrições são gratuitas, online e podem ser realizadas aqui.

› FONTE: Kênia Casagrande

Comentários